Se CNH sem auto escola for aprovada qualquer pessoa poderá ser instrutor?

Com a proposta de flexibilizar a CNH, surge a pergunta: qualquer pessoa poderá ensinar a dirigir? Entenda como o projeto de lei prevê a figura do instrutor autônomo e quais requisitos serão mantidos para garantir a segurança dos futuros motoristas.

A discussão sobre o fim da obrigatoriedade das autoescolas para a emissão da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) reacendeu um debate crucial sobre a formação de novos motoristas no Brasil. Com a proposta do Ministério dos Transportes, que visa reduzir custos e desburocratizar o processo, surge uma dúvida: se a autoescola deixar de ser obrigatória, qualquer pessoa poderá ensinar a dirigir?

Se CNH sem auto escola for aprovada qualquer pessoa poderá ser instrutor?

A resposta é não. A flexibilização no processo de habilitação não significa um “liberou geral” para o ensino de direção.

A ideia principal, conforme o texto do Ministério dos Transportes e projetos de lei em tramitação na Câmara, é permitir que o candidato se prepare para as provas do Departamento de Trânsito (Detran) de forma independente, sem a carga horária mínima de aulas teóricas e práticas em um Centro de Formação de Condutores (CFC). No entanto, o treinamento prático deverá ser feito com um profissional credenciado.

A proposta em discussão cria a possibilidade da figura do instrutor autônomo, um profissional qualificado que não estaria, necessariamente, vinculado a uma autoescola. Essa medida visa ampliar a oferta de aulas e, com a concorrência, reduzir os preços.

Se CNH sem auto escola for aprovada qualquer pessoa poderá ser instrutor? Foto: Freepik

No entanto, para se tornar um instrutor, seja ele autônomo ou em uma autoescola, os requisitos continuam rigorosos para garantir a qualidade e a segurança do ensino. Os critérios exigidos incluem:

  • Idade mínima: 21 anos.

  • Habilitação: Possuir CNH há, pelo menos, 2 anos.

  • Histórico de trânsito: Não ter infrações graves ou gravíssimas nos últimos 12 meses e não ter a CNH cassada.

  • Escolaridade: Ter, no mínimo, o ensino médio completo.

  • Formação: Ser aprovado em uma avaliação psicológica e, principalmente, realizar um curso de formação específico com uma carga horária mínima de 180 horas/aula.

O curso de formação para instrutores abrange desde legislação de trânsito e direção defensiva até primeiros socorros e psicologia aplicada à segurança no trânsito. Após a conclusão do curso, o candidato ainda precisa ser aprovado em uma avaliação teórica e prática realizada pelo Detran e obter o registro oficial como instrutor.

Os impactos da mudança

A proposta, que busca tornar o acesso à CNH mais democrático, tem defensores e críticos. O Ministério dos Transportes argumenta que a medida pode reduzir o custo do processo em até 80%, combatendo a informalidade, já que muitas pessoas atualmente dirigem sem qualquer tipo de formação.

Por outro lado, especialistas em trânsito e representantes das autoescolas manifestam preocupação. Eles temem que a flexibilização possa comprometer a segurança nas vias, já que a fiscalização da qualidade das aulas práticas seria um grande desafio. Para eles, a solução não seria eliminar a obrigatoriedade, mas sim modernizar e fiscalizar melhor o sistema de ensino já existente.

Independentemente do resultado da discussão, a certeza é que a proposta não abrirá as portas para que qualquer pessoa seja instrutora. O profissional, mesmo sem vínculo com uma autoescola, continuará sendo um especialista credenciado, garantindo que o candidato chegue aos exames do Detran com a qualificação necessária para a segurança de todos.

Leia aqui: Projeto de CNH sem autoescolas no Brasil ameaçado: Setor reage e trava plano do governo

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Entrar no canal do Whatsapp Entrar no canal do Whatsapp
Robson Quirino
Escrito por

Robson Quirino

Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.

ASSISTA AGORA