Scout Motors: A nova marca da Volkswagen briga por espaço

A Scout Motors (Grupo VW) enfrenta batalha legal nos EUA para vender seus SUVs e picapes elétricas. Entenda o conflito das leis de franquia e a chance (remota) do Bronco elétrico vir para o Brasil.

A Scout Motors, a nova aposta do Grupo Volkswagen para o segmento de utilitários elétricos nos Estados Unidos, está enfrentando um grande desafio antes mesmo de iniciar a produção de seus veículos: a batalha contra as leis de franquia estaduais que regulam a venda de automóveis. 

Scout Terra - Foto: Divulgação
Scout Terra – Foto: Divulgação

 

Scout Motors: A nova marca da Volkswagen briga por espaço

A Scout, que planeja fabricar seu SUV Traveler e a picape Terra em uma nova fábrica na Carolina do Sul a partir de 2027, enviou uma carta de 11 páginas à Força-Tarefa de Regulamentações Anticompetitivas do Departamento de Justiça dos EUA.

No documento, assinado por Blair Anderson, vice-presidente de assuntos governamentais e regulatórios, a montadora pede que o governo federal elimine as leis estaduais de franquia, classificando-as como “restrições onerosas à concorrência”. A iniciativa vem em um momento em que a administração republicana de Donald Trump busca a remoção de “encargos regulatórios”.

A briga entre montadoras e concessionárias franqueadas não é novidade nos EUA. Desde que a Tesla popularizou seu modelo de vendas diretas há mais de uma década, a empresa tem travado inúmeras batalhas judiciais em diversos estados. Agora, a Scout se vê em situação semelhante.

Scout Motors picape conceito - foto: Divulgação
Scout Motors picape conceito – foto: Divulgação

Grupos de concessionárias, incluindo revendedores da Volkswagen e Audi na Flórida e a Associação de Concessionárias de Carros Novos da Califórnia (CNCDA), já entraram com ações judiciais para bloquear os planos de vendas diretas da Scout. Além disso, a Associação Nacional de Concessionárias de Automóveis (NADA) enviou uma carta ao CEO do Grupo Volkswagen, Oliver Blume, instando a empresa a permitir que seus membros vendam os veículos Scout.

A argumentação da Scout é que, como um novo fabricante, ela não deveria ser forçada a adotar o modelo de concessionária franqueada, especialmente porque não solicitou que nenhuma concessionária investisse na distribuição de seus veículos e desenvolveu uma alternativa mais eficiente.

Além disso, a empresa destaca que não venderá nenhum veículo que já seja oferecido por uma concessionária franqueada, diferenciando-se de outras marcas do Grupo VW.

Scout: O resgate de um ícone Off-Road

Scout Motors marca o retorno da lendária International Harvester Scout, um dos SUVs originais, cujos direitos foram adquiridos pelo Grupo VW após a compra da Navistar. Os novos veículos da Scout prometem ser robustos off-roaders com construção de carroceria sobre chassi, e virão com motores totalmente elétricos ou versões REX (range extended), onde motores a gasolina funcionarão como geradores.

Scout Traveler - Foto: Divulgação
Scout Traveler – Foto: Divulgação

Os dois primeiros modelos apresentados, o Traveler (SUV) e a Terra (picape), possuem um design retro-futurista que remete a ícones como Ford Bronco, Hummer H1, Land Rover Defender e os veículos da Rivian. No interior, a promessa é de luxo e tecnologia, mas com elementos que remetem aos utilitários clássicos da marca. As versões elétricas terão autonomia de até 363 km, enquanto as versões REX poderão atingir até 805 km.

Você acredita que a Scout Motors conseguirá mudar as leis de vendas de carros nos EUA? E, se ela vier para o Brasil, esses SUVs e picapes elétricas farão sucesso por aqui?

Leia também: Ford Bronco elétrico não será vendido nos EUA, mas talvez chega ao Brasil

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Entrar no canal do Whatsapp Entrar no canal do Whatsapp
Robson Quirino
Escrito por

Robson Quirino

Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.

ASSISTA AGORA