Scooter Honda PCX 150 2020: nova linha chega em novembro às concessionárias

Apresentada aos brasileiros em meados de 2013, a Honda PCX 150 foi um dos principais nomes que ajudou a popularizar as scooters no Brasil. Hoje, após seis anos de mercado e 165.876 unidades produzidas (até setembro de 2019), o panorama é favorável ao segmento – que segue crescendo.

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Entre os donos de PCX há motociclistas de todos os tipos, desde iniciantes que entenderam ser este o vetor ideal para os “primeiros passos” ao guidão de um meio de duas rodas motorizado como motociclistas experientes, fascinados pela praticidade e excelência do modelo em termos de performance global.

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São quatro as versões 2020 da PCX: 150 Sport ABS, 150 DLX ABS, a versão “porta de entrada” 150 CBS e a 150 ABS, que tem opção da frenagem assistida eletronicamente na roda dianteira.

Generalidades
Quando a Honda PCX foi lançada na Europa a recepção ao modelo foi mais do que positiva. Imediatamente a nova scooter escalou o ranking das vendas, superando modelos que há anos eram as preferidas dos clientes do continente que é considerado a pátria deste tipo de veículo.

Um destaque que certamente não passou despercebido foi o motor monocilíndrico de nova geração e baixo índice de atrito, dotado do sistema eSP (enhanced Smart Power), exclusivo dispositivo que reduz a rotação do motor automaticamente quando em aceleração constante em terreno plano.

A parceria entre o sistema eSP e a transmissão CVT resultou, na prática, em funcionamento mais suave do motor, economia de combustível e maior durabilidade do conjunto mecânico.

Outro diferencial técnico dos PCX é o Idling Stop System (ou ISS). Tal dispositivo, acionado através de uma tecla no punho direito do guidão, promove o desligamento automático do motor em situações como paradas em semáforos.

Basta acionar o acelerador para que a partida seja dada, automaticamente e de forma imediata. Tal tecnologia, pioneira no Brasil no âmbito de veículos de duas rodas, colabora para a preservação do meio ambiente pela redução de emissões e maior economia de combustível.

A parte ciclística da PCX sempre foi um elemento de destaque pela agilidade e facilidade de condução proporcionada. O conjunto chassi e suspensões recebeu importantes mudanças nesta que é a 3ª geração do PCX.

Para oferecer ainda mais conforto ao condutor e passageiro, um novo par de amortecedores traseiros foi desenvolvido. Além de um novo ajuste na parte hidráulica e carga das molas – reguláveis em três posições –, os pontos de fixação superiores no novo chassi tubular de aço foram deslocados à frente, aperfeiçoamento que aumentou a suavidade do funcionamento da suspensão traseira sem prejudicar sua eficiência.

Outra importante evolução foi no âmbito da frenagem: o sistema ABS – Antilock Brake System –, que impede o travamento da roda dianteira em frenagens abruptas, agora equipa não apenas as versões “top” PCX 150 DLX e PCX 150 Sport, como também uma de preço mais acessível. Todas as PCX dotadas de ABS contam com freio a disco na roda dianteira e traseira, ambas de 14 polegadas.

A mais acessível das versões da PCX preserva o sistema de freios CBS (Combined Brake System), com disco na dianteira e tambor na traseira, adequado para condutores novatos pela ação do freio em ambas rodas através de um único comando, a manete da esquerda.

Às qualidades técnicas das PCX, é necessário acrescentar também os elementos de praticidade que conquistaram a admiração dos usuários. Por exemplo, o amplo compartimento sob o assento, o painel de fácil visualização e informações plenas e a proteção oferecida pela carroceria, que envolve pés, pernas e parte do tórax do condutor, protegendo-o de chuva, poeira e desviando o vento de modo a garantir uma condução relaxada, confortável e segura.

Motor & chassi
Os modelos são dotados de motor de partida ACG tipo “brushless” Sistema enhanced Smart Power (eSP) — que otimiza o uso da potência Transmissão CVT (V-Matic) Idling Stop System (ISS), que deliga e religa o motor automaticamente. A potência máxima é de 13,2 cv a 8.500 rpm e torque máximo de 1,38 kgf.m a 5.000 rpm.

Uma característica do motor das PCX é o sistema de arrefecimento a líquido dotado de ventoinha de refrigeração para o radiador, o que permite fluxo de ar constante, que independe do movimento. Seja no para e anda do trânsito pesado ou rodando em vias mais livres, este padrão de refrigeração constante oferece uma estabilidade térmica ideal, o que favorece a durabilidade e menor consumo de combustível e lubrificante.

[info_box title=”Preços e cores”] As Honda PCX 150 2020 chegam às concessionárias de todo o Brasil em novembro. Abaixo, as cores disponíveis para cada uma das quatro versões e seus preços sugeridos:
PCX 150 CBS: R$ 11.990,00, nas cores cinza metálico e azul escuro perolizado
PCX 150 ABS: R$ 13.190,00, na cor cinza metálico
PCX 150 Sport ABS: R$ 13.590,00, na cor prata metálico.
PCX 150 DLX ABS: R$ 13.590,00, na cor branco perolizado.
[/info_box]

A atuação do sistema eSP colabora para reduzir a rotação do motor quando detectado o regime da aceleração contínua em terreno plano, permitindo assim que a transmissão CVT atue como uma espécie de “overdrive”, espécie de marcha longa voltada à redução de consumo e estresse mecânico.

Nas paradas superiores a três segundo o dispositivo Idling Start System – ISS (quando acionado), desliga o motor visando menor consumo e emissão de poluentes. A ação sobre o acelerador religa o motor instantaneamente. Mesmo quando a tecla do sistema Idling Stop estiver acionada, o sistema só atuará se a carga da bateria estiver dentro de um padrão adequado.

Aperfeiçoamentos importantes também visaram a parte ciclística desta 3ª geração da Honda PCX150. O funcionamento da suspensão traseira foi aprimorado por meio do novo par de amortecedores, com três estágios de regulagem nas carga das molas e nova calibração da parte hidráulica.

Além desta melhoria no conjunto de amortecedores, houve a modificação de seus respectivos pontos de ancoragem, possível graças à adoção de um novo chassi de berço duplo. A alteração no ângulo de funcionamento dos amortecedores reguláveis não acarretou perda de eficiência e nem de curso livre da suspensão.

Outra característica positiva ante às PCX pioneiras é o incremento na dimensão dos pneus, agora mais largos tanto na dianteira como na traseira, com medidas de 100/80-14 na dianteira e 120/70-14 na traseira. Tal melhoria foi complementada por rodas de oito raios, mais leves.

No álbum, confira a scooter em detalhes.

 

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Erica Franco
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