Scania tem novo caminhão a gás de 460 cv de potência: conheça o modelo

Scania: design, atributos, motor e mais! Saiba TUDO sobre o novo lançamento da marca

A Scania apresentará ao mercado o GH 460 6×2 a gás, que é conhecido popularmente com “conceito mochilão”. Logo abaixo, o Garagem360 explica todos os detalhes sobre esse termo e os principais atributos desse lançamento. Confira!

 Scania  GH 460 6×2 a gás é ideal para quem busca autonomia e ótima performance – Foto: divulgação

Como é o GH 460 6×2 a gás? 

 Scania  GH 460 6×2 a gás – Foto: divulgação

O caminhão foi projetado com cabine alta Highline e pode ser configurado nas versões 4×2, 6×2 e 6×4. Com o seu motor de 13 litros, ele entrega torque de 2.300Nm (1.000 @ 1.300 rpm). 

Já o entre-eixos, foi reduzido a 3.600mm. Isso permite o acoplamento a semirreboques de até 15,40m, que é denominado de “carretas 30-pallets”. 

Outro detalhe interessante é o aumento na capacidade de gás para até 300 metros cúbicos. Agora, o GH 460 6×2 pertence a gama X-gás.

Leia também:

O que diz a Scania sobre o seu novo lançamento? 

 Scania  GH 460 6×2 a gás – Foto: divulgação

 

Marcelo Gallao, diretor de Desenvolvimento de Negócios da Scania Operações Comerciais Brasil, explica mais detalhes em relação ao caminhão

“É o que estamos chamando popularmente de “conceito mochilão”. Além dos oito cilindros laterais tradicionais, estamos ampliando a autonomia justamente com mais dois. Ele poderá percorrer até 650km, rodando com maior autossuficiência pelas rotas já viabilizadas dos corredores azuis, até postos localizados estrategicamente para o reabastecimento. O avanço será substancial para mais uma etapa do desenvolvimento da matriz energética a gás no país”, destaca. 

O executivo completa: 

“Essa autonomia vai nos permitir iniciar a atuação no Agro. Na versão 6×2, nas carretas de quatro eixos e bitrem de sete eixos, no transporte de cana, soja, milho e outros. Na versão 6×4, com mais potência e torque (2.300Nm) poderá tracionar composições de nove eixos para rodotrens, aliado ao aumento da autonomia. As soluções a gás e biometano têm enorme potencial na cadeia sucroalcooleira e do agronegócio. Com isso, os clientes vão poder utilizar nossa solução em novos fretes e operações”, finaliza. 

Quando o caminhão Scania será apresentado à indústria? 

 Scania  GH 460 6×2 a gás – Foto: divulgação

A apresentação ocorrerá na 29ª edição da Agrishow (Feira Internacional de Tecnologia Agrícola em Ação), que acontece entre os dias 29 de abril a 3 de maio, em Ribeirão Preto (SP). 

“A Agrishow é uma feira muito importante para o negócio da Scania. É a principal referência ao agronegócio e aos setores sucroenergético, da madeira e agrícola. A edição 2024 marcará a primeira exposição ao público do nosso novo caminhão a gás de 460 cavalos e autonomia de até 650km. É mais um passo da nossa liderança na transição para um sistema de transporte mais sustentável”, explica Alex Nucci, diretor de Vendas de Soluções da Scania Operações Comerciais Brasil. 

Segundo Nucci, o aminhão rodoviário Scania Super, nas trações 6×2 e 6×4, apresentou resultados satisfatórios para os clientes. 

“O modelo 6×2 é o Scania mais vendido do Brasil. No 6×4 com a chegada do Super ele está equipado com o novo eixo traseiro RB885 agora com o cardan no formato reto, ainda mais robusto e confiável. Ou seja, estamos atendendo o cliente do Agro e sua cadeia de forma completa”, conta.

Além do seu mais novo lançamento, o estante da Scania ainda traz quatro caminhões e um motor. Entre eles, destacam-se:

  • Super 560 R 6×4 (transporte de grãos)
  • 560 G 6×4 XT (canavieiro)
  • 460 R 6×2.

A 29ª edição do evento acontecerá na Rodovia Antônio Duarte Nogueira Km 321 – Ribeirão Preto (SP). 

 Scania  GH 460 6×2 a gás – Foto: divulgação

Quanto custa o GH 460 6×2 a gás?

O valor ainda não foi revelado pela fabricante.

O Garagem360 continua acompanhando as últimas notícias automotivas não só no mundo dos caminhões, mas também dos carros e das motos. Por isso, continue conosco para não perder nenhum detalhe. 

Leia também: Idade mínima para dirigir caminhão? Veja o que diz a lei para categorias C, D e E em 2024

 

Escrito por

Matheus Azevedo

wpDiscuz
Sair da versão mobile