São Paulo terá novos trechos de Faixa Azul para motos

A cidade de São Paulo terá mais 17 avenidas com trechos de Faixa Azul para motos, projeto que visa reduzir acidentes envolvendo motociclistas.

Autorização concedida na última quinta-feira (28) pelo Ministério dos Transportes garante que a cidade de São Paulo tenha 17 avenidas com trechos de Faixa Azul para motos. Veja a seguir quais vias da capital paulista irão receber o projeto que visa reduzir acidentes envolvendo motociclistas.

Confira quais são os quatro novos trechos de Faixa Azul para motos em São Paulo

Faixa Azul para motos ganha quatro novos trechos na capital paulista (Foto: Edson Lopes Jr/Prefeitura de São Paulo)

Achamos fundamental estimular os municípios a tomar iniciativas para aumentar a segurança no trânsito. Junto com a prefeitura de São Paulo, que solicitou o uso da sinalização experimental, queremos avançar na redução de sinistros e evitar mortes no trânsito”, afirmou o ministro dos Transportes, Renan Filho.

O ministro assinou a portaria que amplia a ação para quatro novos trechos, que adicionam mais 11 avenidas à Faixa Azul, e também renova as autorizações ao uso da sinalização nas seis avenidas que foram contempladas anteriormente.

É compromisso nosso dar prioridade a projetos que são inovadores e apontam um caminho para reduzir as mortes no trânsito, além de proteger os mais vulneráveis, como motociclistas, ciclistas e pedestres“, ressaltou o titular da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran), Adrualdo Catão.

Estas são as vias que passarão a ter a Faixa Azul para motos:

  • Trecho 1  Avenidas Sumaré/Avenida Paulo VI e Avenida das Nações Unidas sentido Castelo Branco, entre Rua Prof. Campos de Oliveira e a Avenida Pe. José Maria e sentido Interlagos entre a Avenida Mario Lopes Leão e rua Prof. Campos de Oliveira;
  • Trecho 2 – Avenida Brigadeiro Faria Lima, Avenida Zaki Narchi e Avenida Luiz Dumont Villares;
  • Trecho 3 – Avenida Miguel Yunes;
  • Trecho 4 – Avenida Jacu Pêssego, Avenida Nova Trabalhadores, Avenida Vice-presidente José de Alencar Gomes da Silva e Avenida do Estado.

Ter uma sinalização, um lugar digno para as motos andarem é um sonho realizado. Esperamos que, através dessa sinalização a gente possa vir a reduzir o número de acidentes e salvar vidas, que é o que a gente mais busca“, ressaltou o presidente do Sindicato dos Mensageiros, Motociclistas, Ciclistas e Mototaxistas Intermunicipal do Estado de São Paulo (SindimotoSP), Gilberto Almeida dos Santos, presente à cerimônia.

Relembre quais são os trechos já existentes

Implementada na capital paulista em meados do ano passado como projeto piloto, a Faixa Azul está hoje presente nas seguintes vias:

  • Avenida 23 de Maio, no trecho entre Praça da Bandeira e o Complexo Viário João Jorge Saad, sentido Santana/Aeroporto, com extensão aproximada de 6 km;
  • Avenida Santos Dumont, Avenida Tiradentes e Avenida Prestes Maia, entre a ponte das Bandeiras e a praça da Bandeira, com extensão aproximada de quatro quilômetros;
  • Avenida Rubem Berta, entre o complexo viário João Jorge Saad e a Avenida dos Bandeirantes, com extensão de dois quilômetros;
  • Avenida dos Bandeirantes, em ambos os sentidos, entre a via Marginal do rio Pinheiros e o viaduto Ministro Aliomar Baleeiro, com extensão de 8,5 quilômetros.

Saiba mais sobre o assunto: Faixa Azul para motos em SP reduz acidentes com vítimas em 71%.

Prefeitura de São Paulo deve cumprir requisitos

Faixa Azul para motos é vista pela Senatran como medida para aumento da segurança no trânsito (Foto: Divulgação/CET-SP)

De acordo com a portaria do Ministério dos Transportes, a implantação das novas faixas exige o atendimento de uma série de condições pré-estabelecidas pela Senatran. As larguras das faixas devem ser de, no mínimo, 1,10 metro entre eixos da sinalização horizontal para limite de velocidade de 50 km/h, e de 1,20 metro para limite de velocidade de 60 km/h.

Além disso, a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET-SP) deverá enviar trimestralmente à Senatran um relatório com as análises e conclusões do projeto Faixa Azul ao término do período experimental de um ano, com os seguintes dados:

  • Quantidade de sinistros, feridos e mortes envolvendo motocicletas, motonetas e ciclomotores a cada mês, por sentido de tráfego nos trechos relacionados, nos últimos cinco anos, incluindo o período experimental, englobando toda a via, suas faixas de rolamento, vias expressas e marginais e áreas de entrelaçamento;
  • Informação sobre o volume diário médio classificado por categoria de veículo, por sentido de tráfego nos trechos relacionados, nos últimos cinco anos, incluindo o período experimental;
  • Levantamento da velocidade operacional de cada faixa dos trechos relacionados, antes e após a intervenção;
  • Relatório detalhando o comportamento do tráfego em faixas com diferentes larguras.
Escrito por

Paulo Silveira Lima

Jornalista com 20 anos de experiência profissional como repórter nas principais redações de jornais do Brasil, como Gazeta Mercantil, Folha SP, Estadão e Jornal do Brasil e em cargos de coordenação, edição e direção. Formado em Jornalismo pela Caśper Líbero.

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