Saiba se realmente compensa arrumar o carro antes de vender

Manutenção periódica, peças de maior desgaste e documentação atraso são itens importantes para arrumar antes de vender o carro. No entanto, investir em repintura ou na substituição de peças e componentes novos, porém de menor qualidade, pode gerar o efeito contrário no momento da venda.

Veja o se compensa arrumar o carro antes de vender
Veja o se compensa arrumar o carro antes de vender (Foto: Freepik)

Arrumar o carro antes de vender: veja o que é vantajoso e o que é dispensável

Com a atual valorização dos veículos muitos proprietários pensam em vender os carros com a intenção de gerar algum lucro com a comercialização, uma vez que o preço do modelo seminovo pode ser superior ao que foi pago no momento da compra, por exemplo.

No entanto, com a decisão de venda vem o questionamento: compensa arrumar o carro antes de vender? E a resposta é sim, porém, nem todos os equipamentos, peças ou reparos poderão gerar lucros.

VEJA TAMBÉM

A manutenção antes da venda tem a intenção de corrigir itens que caso não arrumados podem diminuir o valor final do modelo, e esse deve ser o foco. Dessa forma, priorize deixar a manutenção em dia, a substituição de peças de fácil desgaste e regularizar a documentação pendente.

Os fatores citados podem ser um diferencial do carro no momento da compra, uma vez que o novo proprietário não vai precisar se preocupar com essas questões.

Antes de colocar o carro à venda verifique se a manutenção periódica está em dia, se ela estiver próximo da data de vencimento, seja por quilometragem ou tempo de uso, vale a pena a realização.

Além dela, alguns itens de maior desgaste como correia dentada, pastilhas de freios e o óleo também merecem atenção.

Para a documentação segue o mesmo princípio, caso esteja atrasada ou perto do vencimento de algum imposto, como IPVA e Licenciamento, o interessante é já quitar os débitos.

Com esses itens resolvidos, o carro sairá na frente dos demais durante o momento da venda.

Veja o se compensa arrumar o carro antes de vender
Foque na manutenção periódica (Foto: Freepik)

Valorize a estética, mas sem exageros

No entanto, é preciso tomar alguns cuidados com certos exageros que podem gerar o efeito contrário. Uma repintura ou reparo em pequenos arranhões são um bom exemplo.

Caso o carro receba o famoso banho de tinta, onde toda a carroceria ganha uma nova camada de cor, pode acender a luz de alerta na cabeça do comprador, que pode entender que algo mais grave aconteceu, como uma batida, por exemplo.

No caso do reparo em regiões específicas na tentativa de esconder arranhões, pode deixar o local com um tom diferente do restante da carroceria, algo que vai desvalorizar o modelo.

Por fim, a troca de pneus ou de baterias de má qualidade também não são indicados. Caso queira fazer a substituição, opte por marcas que são referência no mercado, no entanto, o valor pode não ser convertido no momento da compra e gerar prejuízos.

Já a troca por componentes de qualidade duvidosa só para ser um item novo também não é vantajoso e pode desvalorizar o carro. Nesse caso opte por manter o que já está em uso.

Veja o se compensa arrumar o carro antes de vender
Cuidado com o exagero na estética (Foto: Freepik)

Nicole Santana
Nicole SantanaJornalista e especialista em comunicação empresarial, com bagagem de mais de três anos atuando ativamente no setor automotivo e premiada em 2016 por melhor reportagem jornalística através do concurso da Auto Informe. Atualmente dedica-se à redação do portal Garagem 360, produzindo notícias, testes e conteúdo multimídia sobre o universo automobilístico.
ASSISTA AGORA
Veja mais ›
Fechar