Saiba quando vence o prazo de licenciamento para placas 9 e 0 no Paraná

Encerra-se na próxima quarta-feira (30) o prazo para pagamento da taxa do Certificado de Registro de Licenciamento de Veículo (CRLV) para veículos com placas final 9 e 0 no Paraná. O Departamento Estadual de Trânsito (Detran-PR) orienta para que os proprietários de veículos realizem o pagamento dentro do prazo, evitando assim, circular com o veículo irregular.

Saiba como pagar o licenciamento 2022 no Paraná

Fique atento às datas para não perder o prazo do licenciamento 2022 (Foto: Albari Rosa/AENPR)

Para ter acesso ao boleto com a taxa do licenciamento 2022, que no Paraná tem o valor único de R$ 86,50, basta acessar o portal do Detran-PR ou o aplicativo Detran Inteligente. A taxa pode ser quitada por meio de PIX, em caixas eletrônicos ou pelo internet banking dos bancos arrecadadores credenciados – Banco do Brasil, Santander, Sicredi, Bancoob (Sicoobe) e Rendimento.

O CRLV-e é emitido em até três dias após a quitação dos débitos do veículo e está disponível exclusivamente em versão digital, podendo ser emitido pelo portal do Detran-PR, ou pelos aplicativos Carteira Digital de Trânsito (CDT) e Detran Inteligente.

VEJA TAMBÉM

Calendário do Licenciamento 2022 no Paraná, de acordo com o final de placa:

  • Final 1 e 2 – agosto
  • Final 3, 4 e 5 – setembro
  • Final 6, 7 e 8 – outubro
  • Final 9 e 0 – novembro

A falta de licenciamento é uma infração gravíssima e pode acarretar uma série de problemas para o motorista, como remoção do veículo ao pátio, multa de R$ 293,47 e sete pontos na carteira, conforme determina o Código de Trânsito Brasileiro (CTB).

Motivos que impedem a regularização do documento

Após paga a taxa, proprietário tem acesso à versão digital do CRLV (Foto: Divulgação)

O licenciamento é uma taxa anual que deve ser paga para renovar o CRLV. No entanto, para que o tributo possa ser quitado, o proprietário deve estar em dia com as demais obrigações do veículo, como o pagamento de multas, caso existam, e do Imposto sobre a Propriedade de Veículo Automotor (IPVA).

Veja as condições para pagar o licenciamento 2022:

  • Quitação integral do IPVA de 2022;
  • O veículo deve ter sido licenciado no exercício de 2021 e não deve apresentar eventuais débitos (como multas e DPVAT). Havendo débitos, deverão ser quitados;
  • O veículo não poderá apresentar restrições judiciais ou administrativas. Exemplos: bloqueios judiciais, bloqueios administrativos (falta de transferência, apreensão, etc), registro de furto ou roubo;
  • Se o veículo for movido a gás natural (GNV), deve-se fazer a inspeção anual de segurança veicular antes de pagar o licenciamento. O laudo da inspeção deve estar válido e não pode ter sido utilizado para emitir outro CRLV-e (exceto se foi emitido em até 60 dias antes da data do licenciamento).

Caso qualquer das condições acima não seja satisfeita, o proprietário não poderá concluir o licenciamento 2022 e, portanto, não conseguirá emitir o seu CRLV-e atualizado.

Paulo Silveira Lima
Paulo Silveira LimaJornalista com 20 anos de experiência profissional como repórter nas principais redações de jornais do Brasil, como Gazeta Mercantil, Folha SP, Estadão e Jornal do Brasil e em cargos de coordenação, edição e direção. Formado em Jornalismo pela Caśper Líbero.
ASSISTA AGORA
Veja mais ›
Fechar