Saiba qual a forma mais simples de fazer a transferência de carro no RJ

Veja como realizar a transferência de carro no Rio de Janeiro, e como baixar o Certificado de Registro e Licenciamento Veicular digital.

Ao comprar ou vender um carro, o proprietário e o novo comprador devem estar atentos ao procedimento de transferência de carro. Veja como funciona do estado do Rio de Janeiro, bem como o passo a passo para baixar o CRLV-e no seu smartphone.

Veja como realizar a transferência de carro no RJ (Foto: Pixabay)

Como fazer a transferência de carro no RJ

A transferência de carro é o processo de atualização de dados cadastrais na Base de Dados do DETRAN-RJ e na Base Índice Nacional (BIN) do Registro Nacional de Veículos Automotores (RENAVAM), com a emissão de nova documentação, em decorrência de alienação do veículo.

Desde o início de 2021, o Departamento Estadual de Trânsito, o Detran do Rio de Janeiro, alterou o processo de transferência veicular para se adequar a resolução 809/2020, vigente para todo território nacional, onde houve a substituição do CRV em papel moeda para o CRVL-e, ou seja, o Certificado de Registro e Licenciamento Veicular digital.

Dessa forma, de acordo com o Departamento de Trânsito, o vendedor do veículo deve comparecer a uma unidade do Detran.RJ, mediante agendamento prévio, para realizar a INTENÇÃO DE VENDA e solicitar a EMISSÃO DA ATPV-e (Autorização para Transferência de Propriedade do Veículo), que é um documento equivalente ao que chamavam comumente de DUT recibo. O vendedor deve apresentar formulário específico e cópia de sua documentação e do possível comprador.

Veja como realizar a transferência de carro no RJ (Foto: Pixabay)

Logo em seguida, o vendedor e o comprador do veículo devem ir a um cartório para assinar e reconhecer firmas no documento (ATPV-e).

No terceiro passo, o vendedor deve fazer a comunicação de venda e o comprador realiza o processo habitual de transferência de propriedade, mediante agendamento. É necessário apresentar o ATPV-e impresso no dia da vistoria, com as respectivas assinaturas e reconhecimento de firmas.

No entanto, se ambas as partes desistirem do negócio, o vendedor deve comparecer a uma unidade do Detran-RJ e solicitar o cancelamento da Intenção de venda.

Desde 2021 houve a modificação na transferência de carros (Foto: Pixabay)

Aproveite e veja: Tudo sobre o Fiat Toro 2022

Como baixar o CRLV-e

Veja o passo a passo para baixar p Certificado de Registro e Licenciamento Veicular de forma online em seu celular:

– Instale o aplicativo CDT – Carteira Digital de Trânsito no seu celular e cadastre o usuário;

– Uma vez instalado o app, abra e selecione: “Entrar com gov.br”;

– Na tela seguinte, informe CPF e selecione “Próxima”;

– Na próxima tela, crie uma conta e, após criá-la, retorne ao aplicativo e clique em “Entra com gov.br;

– Faça o login;

– Selecione “Veículos;

– Informe o número do Renavam e o Número de segurança do CRV (é o antigo DUT, com 11 caracteres);

– Selecione “Incluir” e estará pronto o seu CRLV Digital.

CNH Digital

O Detran-RJ informa que, em caso em que a pessoa já tenha sido usuário do antigo aplicativo CNH Digital, basta atualizá-lo para obter o app da Carteira Digital de Trânsito com a CNH disponibilizada automaticamente.

Outro ponto importante é que o número de segurança do CRV (Certificado de Registro do Veículo) está disponível somente neste documento, que também é conhecido como documento de compra e venda ou antigo DUT (Documento Único de Transferência). Está localizado na parte superior direita do documento.

É possível baixar o CRLV-e (Foto: Detran-RJ)

Com informações: Detran-RJ 

 

Escrito por

Nicole Santana

Jornalista e especialista em comunicação empresarial, com bagagem de mais de três anos atuando ativamente no setor automotivo e premiada em 2016 por melhor reportagem jornalística através do concurso da Auto Informe. Atualmente dedica-se à redação do portal Garagem 360, produzindo notícias, testes e conteúdo multimídia sobre o universo automobilístico.

wpDiscuz
Sair da versão mobile