Saiba quais são os requisitos para conseguir acessar a CNH digital
Veja a seguir quem pode ter acesso a CNH digital, bem como o passo a passo para baixar o documento no aplicativo CDT, confira!
A CNH digital pode ser uma verdadeira ajuda naquele momento em que foi parado e esqueceu a habilitação em casa. O documento válido desde 2017 e está disponível para os motoristas que possuem o QR Code no verso da habilitação impressa, veja os detalhes de como obter e baixar o documento.
CNH digital: veja quem pode ter
Como mencionado, a Carteira Nacional de Trânsito, está disponível no formato digital desde 2017. Ou seja, todos os documentos emitidos após o período, seja primeira via, ou renovação, estão aptos a ter a versão digital. Caso a sua CNH não possua o QR Code, basta solicitar a segunda via da mesma.
É importante destacar que a versão online possui a mesma validade do documento impresso. Porém, para ter acesso ao serviço, o condutor necessariamente precisa ter a habilitação física com o QR Code no verso.
Dessa forma, com todas as informações da habilitação impressa, o documento poderá ser obtido por meio do aplicativo CDT – Carteira Nacional de Trânsito da SERPRO (empresa de tecnologia da informação do governo federal).
Aproveite e veja: Tudo sobre o Fiat Toro 2022
Como baixar e usar a CNH no CDT
Agora que você já sabe qual a condição para acessar o documento, veja a a seguir um passo a passo para baixar a habilitação no formato digital no seu smartphone.
A primeira etapa é baixar o aplicativo Carteira Digital de Trânsito, o CDT, o mesmo usado para baixar o CRLV digital. O aplicativo está disponível para os sistemas operacionais Android e iOS.
No aplicativo, use a senha de acesso ao Portal do Senatran (o login é seu CPF) e digite o código de ativação, caso não tenha cadastro, realize. O aplicativo vai pedir a criação de uma senha simples, de quatro números, que você deve digitar sempre que acessar a CNH Digital. Mesmo off-line, ou seja, sem internet, será possível acessar a habilitação no seu telefone celular.
Após o acesso liberado, o aplicativo mostrará o menu inicial, onde estão disponíveis todas as opções de serviço. Nesse caso, clique em “habilitação”, e “toque para baixar sua CNH”.
Agora é só seguir os processos solicitados pelo app, como número de registro e número de segurança da habilitação. Essas informações podem ser localizadas no próprio documento. Logo em seguida o CDT vai solicitar a chave de acesso, a mesma que você cadastrou no início do processo, ou a que já tinha, em casos de uso anterior do aplicativo. Após a conclusão do processo, a CNH já ficará salva no aplicativo e sempre que necessário, poderá ser consultada por você, ou por uma autoridade de trânsito quando solicitado.
Importante destacar que o aplicativo CDT é totalmente gratuito, e os serviços de CNH digital e CRLV-e também são.
Além da vantagem de ter os documentos sempre em mãos, no caso do CRLV-e ainda há a possibilidade de compartilhar o documento com os usuários mais frequentes. Veja aqui outra funcionalidades do CDT!
Jornalista e especialista em comunicação empresarial, com bagagem de mais de três anos atuando ativamente no setor automotivo e premiada em 2016 por melhor reportagem jornalística através do concurso da Auto Informe. Atualmente dedica-se à redação do portal Garagem 360, produzindo notícias, testes e conteúdo multimídia sobre o universo automobilístico.