Saiba quais são as vantagens e desvantagens das rodas de liga leve

As rodas de liga leve são um adicional que, para quem não se liga muito em carro, talvez não faça tanta diferença. Mas, para as pessoas que conhecem e sabem um pouco mais, podem se tornar opcionais indispensáveis. Além de oferecer mais beleza ao carro, esse tipo de roda conta com diversas vantagens, e também algumas desvantagens, como qualquer outro item de um carro.

Com informações da Minuto Seguros, corretora digital de seguros, explicamos o tema a seguir.

As vantagens e desvantagens das rodas de liga leve

Rodas podem ser produzidas a partir de fibra de carbono (Foto: Divulgação/Land Rover)

As rodas de liga leve utilizam uma combinação de alumínio e silício em sua composição — o que oferece mais resistência e leveza, além de melhor desempenho. Enquanto parte do alumínio contribui para reduzir o peso das rodas, o silício ajuda a torná-las mais resistentes, muitas vezes tão forte quanto uma roda de aço tradicional.

VEJA TAMBÉM

Alguns modelos, sobretudo aqueles que equipam carros superesportivos, são produzidos a partir de fibra de carbono.

Vantagens

Abaixo, listamos algumas das principais vantagens das rodas de liga leve.

1- Mais leves 

As rodas de liga leve são obtidas por meio de um processo de fundição e molde do equipamento. Na prática, o material é aquecido até que ele se transforme em líquido e seja depositado, posteriormente, em um molde de diferentes formatos. Sendo assim, basta utilizar toda criatividade para atingir resultados únicos e exclusivos. 

Além disso, há também outra possibilidade de personalização da peça com pinturas estilizadas ou, ainda, o envelopamento das rodas, conferindo um design mais atrativo.

Mesmo sendo mais espessa que as de aço, as rodas de liga leve continuam pesando menos por causa do seu material mais leve. Peso menor significa menos gasto de combustível, algo relevante a se considerar em tempos de combustíveis com preços em alta.

2- Mais bonitas

Enquanto as rodas de aço apresentam um design padrão, as de liga leve podem ser adquiridas nos mais diferentes desenhos. O primeiro passo para a criação das rodas de liga leve é o aquecimento do metal até que ele mude de condição e se torne líquido. Quando nesse estado, é possível despejá-lo em um molde com o desenho desejado.

Por sua vez, as rodas de aço são feitas por meio da prensagem das chapas. Não é necessária a dobragem excessiva do aço para que a roda fique resistente.

Para que a roda de liga leve possa seja funcional, é necessário que ela seja dobrada mais vezes até adquirir a estrutura para suportar o peso do carro. O resultado é uma roda com volume maior, porém mais leve.

3- Mais resistentes

As rodas de liga leve trazem outros benefícios importantes, de ordem mecânica. O alumínio esquenta menos que o aço, então o sistema de frenagem se desgasta menos, influenciando diretamente no tempo de troca das pastilhas de freio.

Isso também acontece porque, com o peso menor da roda, a energia cinética da roda em movimento é menor e, portanto, o freio precisa de menos força para parar o veículo. Esse aspecto pode ser importante para quem anda de carro com frequência.

Pelo alumínio ser um material mais maleável que o aço, rodas com esse material possuem maior resistência a reparos, que devem ser feitos apenas por profissionais experientes em desamassar roda de liga leve, bem como corrigir pequenas imperfeições e arranhões.

Se o aço é mais resistente a arranhões e amassados, a calota que reveste a roda costuma ser bem mais suscetível a estragos. A roda de liga leve é mais frágil, mas seu conserto é mais simples que o do aço.

4- Valorização do carro

O carro com rodas de liga leve também terá maior valor de revenda. Afinal, é um item que atrai a atenção das pessoas, principalmente as que colocam a estética automotiva em primeiro plano.

Roda de liga leve VW

Desvantagens da roda de liga leve

As rodas de liga leve também têm pontos negativos. Veja os principais fatores de atenção a esse tipo de equipamento.

1- Danos superficiais mais frequentes

Embora sejam bem mais resistentes que as rodas de aço, os estragos superficiais não se enquadram nesse quesito. Se você costuma raspar muito a roda quando vai estacionar, por exemplo, vai reparar que o estrago vai ser bem mais visível que nas rodas de aço.

No entanto, mesmo que os arranhões e amassados ocorram com mais facilidade, corrigir esses danos é bem mais simples do que a correção no aço. A liga leve é um material mais maleável, que permite consertos mais simples e fáceis, desde que sejam feitos por profissionais sérios.

2- Custo elevado em relação ao aço

Outro aspecto que pode ser considerado uma desvantagem nas rodas de liga leve é o valor: elas são mais caras que as de aço. Embora mais resistentes e com mais benefícios, é preciso desembolsar uma quantia maior para tê-las no seu carro.

É comum encontrar rodas de liga leve com valores até 10 vezes maiores dos que as rodas de aço.

roda de liga leve vantagens e desvantagens
conserto de rodas exige profissional especializado (Foto: Divulgação)

Paulo Silveira Lima
Paulo Silveira LimaJornalista com 20 anos de experiência profissional como repórter nas principais redações de jornais do Brasil, como Gazeta Mercantil, Folha SP, Estadão e Jornal do Brasil e em cargos de coordenação, edição e direção. Formado em Jornalismo pela Caśper Líbero.
ASSISTA AGORA
Veja mais ›
Fechar