Saiba quais as principais categorias de carros do mercado atual
Veja quais são as principais categorias de carros disponíveis no mercado nacional. A diferença entre elas é decisiva na compra de um carro.
A indústria automotiva é versátil e conta com uma variedade de categorias de carros. Veja quais são as principais.
Categorias de carros: veja os tipos de carroceria disponíveis
Ao decidir investir em um novo modelo é preciso entender quais as principais características dos diferentes tipos de carroceira.
Para te ajudar, o Garagem360 desenvolveu um conteúdo que explica os principais atributos de cada tipo de carroceira; confira!
Hatch
Os hatchbacks, ou apenas hatches são conhecidos por serem os modelos mais baratos do segmento. Além de mais acessíveis, os compactos também são melhores para o uso em grandes centros urbanos, onde o espaço para estacionar é mais reduzido.
Por serem mais leves eles também tendem a ser mais econômicos em termos de combustível. Porém, a capacidade volumétrica do porta-malas é comprometida e é um dos pontos negativos da categoria.
Sedã
Se a sua necessidade é espaço interno, seja para os ocupantes, bem como para armazenamento de bagagens, os sedãs podem ser os modelos ideais. Conforto e tecnologia também estão presentes na categoria que á capaz de ter modelos dos mais acessíveis aos mais caros e luxuosos.
O lado negativo fica por conta da característica mais baixa. O nível de altura do solo é reduzido, o que pode dificultar o acesso aos locais mais inclinados ou em estradas de terra.
SUV
Os utilitários esportivos, popularmente conhecidos como SUVs são a atual febre nacional. Os carros são conhecidos por conseguir aliar atributos das duas categorias citadas e agregar ainda mais.
Ou seja, podem entregar bom nível de altura do solo, o que facilita o acesso aos mais distintos tipos de terreno, bem como contam com bom espaço interno para malas e passageiros.
Outro diferencial fica por conta do motor que tende a ser mais potente. O lado negativo fica por conta da economia de combustível e o preço. Por serem mais pesados eles não são sinônimo de economia e o conjunto que equipa os modelos faz com que eles sejam mais caros.
Cupê
Os cupês são derivados dos sedãs. São modelos que contam com o teto mais baixo na parte traseira do automóvel. Eles contam com proposta mais esportiva e podem ser comercializados com duas ou quatro portas.
A capacidade volumétrica do porta-malas também pode ser comprometida. Mas não é uma regra. Há diversos modelos no mercado que são capazes de entregar bom espaço interno.
Conversível
Os conversíveis são veículos versáteis, que podem ser usados com o teto aberto ou fechado. Porém, quando os cabelos estão ao vento, o nível de capacidade volumétrica de bagagem pode ser comprometido. Por aqui eles não são tão comuns, mas no mundo afora são sinônimo de sucesso.
Picape
As picapes são os modelos que podem ser usados tanto para o trabalho, quanto para o lazer. Versáteis, elas contam com uma caçamba no lugar do porta-malas, o que valoriza a capacidade de armazenamento.
O segmento é amplo e conta com modelos dos mais acessíveis com cabine simples, aos mais luxuosos, com cabine dupla e amplo nível de conforto. A distância do solo também é valorizada, o que facilita o acesso aos locais fora de estrada.
Minivan
Para quem tem família grande as minivans são os veículos ideias, uma vez que contam com capacidade para levar mais passageiros do que um carro comum. Infelizmente, a categoria está perdendo espaço no mercado nacional.
Jornalista e especialista em comunicação empresarial, com bagagem de mais de três anos atuando ativamente no setor automotivo e premiada em 2016 por melhor reportagem jornalística através do concurso da Auto Informe. Atualmente dedica-se à redação do portal Garagem 360, produzindo notícias, testes e conteúdo multimídia sobre o universo automobilístico.