Saiba por que Fiat Argo é boa opção, mesmo despencando nas vendas

Apesar de não viver uma boa fase no mercado, o Fiat Argo ainda pode ser uma opção para quem busca um carro econômico e confortável.

Lançado em 2017, o Fiat Argo substituiu modelos importantes, como o Palio e o Punto. Desde então, o carro se tornou um dos principais hatches compactos do mercado. Apesar de não viver uma boa fase no mercado, o veículo ainda pode ser uma opção para quem busca um carro econômico e confortável. Veja os pontos positivos e negativos do Argo.

Fiat Argo

O Fiat Argo é um dos principais hatches compactos do mercado (Foto: Divulgação/Fiat)

Veja os pontos positivos e negativos do Fiat Argo

O modelo é feito pela montadora italiana em Betim-MG. Nos últimos anos, o Argo vem sendo o representante da Fiat em uma das categorias mais importantes do mercado nacional: a dos hatches compactos. Este veículo concorre diretamente com o Chevrolet Onix, Hyundai HB20 e outros. No ano passado, ele teve 84.644 unidades vendidas.

Isso fez com que o carro fosse o terceiro carro mais vendido do Brasil em 2021. No entanto, em 2022, seu desempenho está um pouco abaixo do esperado. Em abril, o modelo foi com mais emplacamentos (5.488 unidades). Já em maio, o carro foi o 21º (3.415 unidades).

No mês passado, o Argo fechou na 23ª posição (3.097 unidades). Mesmo assim, o Fiat Argo 2022 pode vir a ser uma boa opção de compra. O modelo possui alguns atributos que podem ser importantes na hora da compra.

Consumo

Fiat Argo (Foto: Divulgação/Fiat)

Um ponto do Fiat Argo que pode agradar é o consumo. O carro é um dos mais econômicos do Brasil. De acordo com o Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular  (PBE Veicular) do Inmetro, o Fiat Argo Drive 1.0 pode fazer 14,1 km/l (gasolina) e 9,8 km/l (etanol). Enquanto isso, na estrada, o modelo faz 15,8 km/l (gasolina) e 11 km/l (etanol).

O modelo de entrada (sem nome) também possui números interessantes. Ambos os carros estão equipados com um motor 1.0  Firefly 6V Flex, que pode render uma potência máxima de 75 cv e um torque máximo de 10,7 kgfm. O conjunto ainda conta com um câmbio manual de cinco marchas.

Lembrando que o modelo também possui versões equipadas com um motor 1.3 Firefly 8V Flex.

Espaço interno

Fiat Argo

Fiat Argo (Foto: Divulgação/Fiat)

Além do consumo. o Argo se destaca também por conta do conforto. O carro possui um bom espaço interno para cinco passageiros. No caso, a distância entre-eixos do modelo é de 2.521 mm. Quem também se destaca é o porta-malas, que tem capacidade para 300 litros. Um dos maiores desta categoria.

Lista de equipamentos

Fiat Argo

Fiat Argo S-Design (Foto: Divulgação/Fiat)

Na hora de comprar um carro, muitas pessoas levam consideração os equipamentos que o carro traz. Dito isso, o Fiat Argo traz uma boa lista de equipamentos. A versão de entrada já vem equipada com direção elétrica, airbag duplo, freios ABS com EBD, ar-condicionado, follow me home, controle eletrônico da aceleração, volante e entre outros.

As outras versões também possuem itens interessantes. O modelo Drive 1.0 traz a central multimídia de sete polegadas e bancos com regulagem de altura, por exemplo. Ainda há a versão Drive S-Design 1.3, que vem com ar-condicionado digital e detalhes exclusivos.  A versão top de linha é a Trekking 1.3, que possui um visual aventureiro.

Preço

Fiat Argo Trekking (Foto: Divulgação/Fiat)

Os preços também estão entre os atributos do Argo. Hoje, o modelo da Fiat é um dos carros mais baratos do Brasil. A versão de entrada, por exemplo, está custando a partir de R$ 74.490. Este carro só não é mais barato que a dupla Fiat Mobi e Renault Kwid. Veja abaixo os preços de todas as versões do Fiat Argo:

  • Argo 1.0 Flex = R$ 74.490
  • Argo Drive 1.0 Flex = R$ 78.590
  • Fiat Argo Drive 1.3 S-Design Flex = R$ 83.390
  • Argo Trekking 1.3 Flex = R$ 84.690

Pontos negativos do Fiat Argo

O Fiat Argo deve passar a contar com uma transmissão automática do tipo CVT (Foto: Divulgação/Fiat)

No entanto, o Fiat Argo possui alguns pontos negativos. A falta de versões equipadas com um câmbio automático é uma delas. Até o fim do ano passado, a marca comercializava a versão HGT, que vinha com um motor 1.8 de 139 cv e uma transmissão automática de seis velocidades.

No entanto, o modelo saiu de linha. Espera-se que a empresa apresente versões com uma transmissão automática do tipo CVT quando a linha 2023 for lançada. No caso, o veículo contará com um motor 1.3 Firefly, que pode render 107 cv e 13,4 kgfm. Mudanças sutis no visual também devem acontecer.

O carro fica um pouco atrás quando se fala em equipamentos de segurança. Isso porque outros modelos, como o Hyundai HB20 e Chevrolet Onix, trazem mais airbags e controle de estabilidade de série desde a versão mais barata. Resta saber se a Fiat adicionará mais itens quando a linha 2023 for lançada.

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Pedro Giordan
Escrito por

Pedro Giordan

Jornalista graduado pela Universidade Metodista de São Paulo em 2017. Redator do Garagem360 desde 2021, onde acumula desde então experiência e pesquisas sobre o setor automotivo. Anteriormente, trabalhou em redação jornalística, assessoria de imprensa, blog sobre futebol e site especializado em esportes.

ASSISTA AGORA