Saiba o que é o etanol aditivado e se ele vale a pena

Veja as características e se há vantagens em usar o etanol aditivado. O combustível promete realizar uma limpeza na parte interna do motor.

Assim como a gasolina, o etanol aditivado também representa uma variação de combustível com a promessa de limpeza do motor através do acréscimo de componentes na substância. Vale investir no tipo de combustível?

Etanol aditivado, vale investir no combustível? (Foto: Pixabay)

Etanol aditivado: conheça as características do combustível

Os combustíveis aditivados podem ser encontrados tanto como gasolina, quanto etanol. Em ambos os casos a função é a mesma: realizar uma limpeza nas partes internas do motor. A mesma funciona para eliminar o acumulo de componentes derivados de lubrificantes, por exemplo.

De acordo com o especialista de combustíveis da Raízen, Gilberto Pose, a sujeira acumulada nas válvulas de admissão e nos bicos injetores não é exclusivamente culpa do combustível.

O lubrificante que circula no motor, seja na forma líquida ou em vapor de óleo, é um dos principais responsáveis pela formação desses resíduos.

Por isso, o mais indicado para motoristas de veículos flex que preferem etanol é abastecer com a versão aditivada.

“Os aditivos possuem detergentes que dissolvem os resíduos e previnem a formação de novos depósitos. Sem acúmulo de resíduos, a passagem do combustível no interior do motor flui melhor e com um fluxo correto, refletindo em uma melhora na performance e desempenho dos veículos”, afirma Pose.

Os aditivados também possuem dispersantes que fracionam os resíduos em partículas microscópicas, evitando bloqueio nos filtros de combustível.

Dessa forma, o uso do etanol aditivado, bem como a gasolina, é sim recomendada para manter a frequência de limpeza.

Pose explica que um veículo frequentemente abastecido com combustível comum pode ter muito resíduo acumulado nas partes internas do motor.

Para uma limpeza completa é preciso abastecer entre 4 e 5 tanques com combustível aditivado de qualidade.

“O mais indicado é que o uso de combustíveis aditivados seja frequente pois, além de limpar, os aditivos evitam a formação de novos depósitos de resíduos”, sugere Pose.

A eficiência se dá através do uso frequente (Foto: Pixabay)

Cuidado com a propaganda enganosa: etanol aditivado não aumenta a potência do motor

No entanto, é preciso estar atento para não ser enganado. Mesmo com a ajuda em um melhor rendimento e limpeza, dizer que os combustíveis aditivados aumentam a potência do veículo é um mito.

Os combustíveis aditivados limpam o sistema de injeção, válvulas e pistões, mantendo todo o motor com o fluxo correto de combustível, contribuindo para o desempenho e melhor performance.

Porém, o que difere na potência é o número de octanagem do combustível. Nesse caso, os combustíveis aditivados têm o mesmo índice de octanas que os combustíveis comuns. Diferente dos combustíveis premium têm uma octanagem superior.

“Mesmo os motores de baixa cilindrada ou flex podem ser abastecidos com combustível de alta octanagem. O diferencial de performance, porém, é mais perceptível em veículos com motores de alto desempenho”, avisa Pose.

Se você está na dúvida se a gasolina premium é indicada para seu carro ou moto, consulte o manual do proprietário.

“E abastecer o veículo com octanagens muito acima da aconselhada pelo fabricante não traz ganho de potência extra para o motor”.

Combustível aditivado não aumenta a potência do motor (Foto: Pixabay)

Escrito por

Nicole Santana

Jornalista e especialista em comunicação empresarial, com bagagem de mais de três anos atuando ativamente no setor automotivo e premiada em 2016 por melhor reportagem jornalística através do concurso da Auto Informe. Atualmente dedica-se à redação do portal Garagem 360, produzindo notícias, testes e conteúdo multimídia sobre o universo automobilístico.

wpDiscuz
Sair da versão mobile