Saiba do que donos do VW Nivus mais reclamam, conforme plataforma

O VW Nivus possui alguns atributos. Mas também existem alguns pontos negativos. Veja aqui alguns problemas relatados pelos próprios donos.

A plataforma modular MBQ-A0 é usada para a construção de vários modelos do grupo Volkswagen. Por aqui, o VW Nivus é um dos carros que usam esta plataforma. Este SUV foi lançado por aqui em 2020 e possui alguns atributos interessantes. Mas também existem alguns pontos negativos. Veja aqui alguns problemas relatados pelos próprios donos.

VW Nivus

O VW Nivus foi lançado em 2020 (Foto: Divulgação/VW)

Veja algumas das reclamações feitas por donos do VW Nivus na internet

O carro divide plataforma com o Polo, o Virtus e o T-Cross. Na Europa, seus “primos” são a quinta geração do SEAT Ibiza, o Skoda Fabia e entre outros modelos. A linha 2022 do Nivus está dividida em duas versões. O modelo Comfortline está custando a partir de R$ 117.590. Enquanto isso, a versão top de linha (Highline) está custando a partir de R$ 133.990.

Ambas estão equipadas com o motor 1.0 TSI, que produz uma potência máxima de 128 cv e um torque de 20,4 kgfm. Ele está acoplado a uma transmissão automática de seis velocidades. Este carro possui algumas qualidades interessantes. O fato dele ser SUV Cupê já é um deles. Podemos destacar também seu bom conteúdo.

No entanto, o carro também possui alguns pontos negativos. E alguns dos donos usaram sites da internet para dar suas opiniões e fazer reclamações. Veja abaixo alguns dos tópicos mais falados por eles na plataforma Reclame Aqui.

VW Nivus – Câmbio automático de seis marchas

VW Nivus

VW Nivus (Foto: Divulgação/VW)

Começamos falando de um componente bastante importante do carro. Como foi dito acima, o Nivus está equipado com uma transmissão automática de seis velocidades. E algumas pessoas estão tendo alguns problemas com ela. Um cliente que o câmbio começou a apresentar barulhos. Outro dono de VW Nivus disse que a transmissão  estava com uma pequena demora para fazer a troca de marcha.

Além disso, a mesma pessoa reclamou que quando a marcha engatava, o equipamento dava tranco. Neste caso, aconteceu o desacoplamento. Uma outra pessoa também reclamou que isso estava acontecendo em seu carro durante. Esta disse que o carro vai para “Neutro Automático” sozinho em situação de velocidade baixa.

Problemas nos Freios

Leia mais: Conheça 4 motivos para não comprar um VW T-Cross

VW Nivus (Foto: Divulgação/VW)

Agora falaremos dos problemas relacionados aos freios do veículo. Uma pessoa fez uma reclamação no Reclame Aqui que as pinças de freios estavam oxidadas com apenas dois meses de uso. Barulhos no freio também foram identificados. Em um caso, a pessoa percebeu que além do barulho, as pastilhas do carro não estavam pegando nos discos.

Além disso, os discos dianteiros já tinham partes enferrujadas. Ela não conseguiu resolver o problema com as concessionárias. Em outro caso, o motorista disse que o barulho era alto e comparou com um Up! que ele teve, que não emitia ruídos.

Panes elétricas

VW Nivus

VW Nivus (Foto: Divulgação/VW)

Outro problema que aconteceu com vários donos de VW Nivus foi a pane elétrica. Em um dos casos relatados na internet, o carro da pessoa teve este problema por dois dias seguidos. No primeiro, o carro exibia diversas mensagens de erro no painel e na central multimídia. Já o botão de ignição não estava funcionando. Neste caso, a bateria acabou se descarregando por conta de problemas no sensor do porta luvas do carro.

Só que o carro teve problemas no dia seguinte também. Em outro caso, o veículo parou de funcionar no meio do trânsito. Uma pane no sistema de ABS também foi relatado. Vale mencionar que na maioria dos fatos os carros tiveram que ser guinchados.

Problemas na suspensão, nos amortecedores e na caixa de direção

VW Nivus

VW Nivus (Foto: Divulgação/VW)

Alguns itens do Nivus também estão deixando seus donos preocupados. No caso da suspensão dianteira, por exemplo, algumas pessoas estão dizendo que a suspensão dianteira estava com barulhos. Em um caso, o dono do veículo disse que os barulhos na suspensão continuam mesmo após as revisões. Problemas na caixa de direção também foram relatados. Em um caso, foi feita a troca de um rolamento superior do batente da suspensão.

Há ainda casos onde o amortecedor foi afetado. Um dono de um Nivus Highline contou que foi descoberto que os dois amortecedores dianteiros estavam estourados. Já os pneus estavam deformados. A troca dos amortecedores foram feitas. No entanto, os pneus não foram substituídos. Vale ressaltar que o proprietário já estava ouvindo barulhos nos pneus.

VW Play

VW Nivus (Foto: Divulgação/VW)

Por fim, falaremos da central multimídia VW Play de 10 polegadas. Ela fez sua estreia no Nivus. Este sistema possui alguns atributos, como a loja de aplicativos. Mas parece que alguns problemas podem aparecer. Em um caso, a pessoa, cujo carro possui 30 mil quilômetros rodados, diz que o problema está no som. Mesmo com as atualizações de software feitos pela marca, o problema persiste.

Em outro caso, a pessoa teve problema com a leitura de USB. Falhas na conexão Bluetooth também foram relatadas. Outro caso chama a atenção: uma pessoa disse que a central multimídia apresenta algumas falhas em dias mias quentes.

No caso, o dono percebeu que a central multimídia não consegue fazer o espelhamento. Além da tela ficar verde ou preta. A pessoa também disse que a câmera de ré o GPS também apresentaram falhas.

Importante destacar que: a opinião dos consumidores do VW Nivus não reflete necessariamente, a opinião do Garagem360.

Com informações de Mobi Auto/Reclame Aqui

Pedro Giordan
Escrito por

Pedro Giordan

Jornalista graduado pela Universidade Metodista de São Paulo em 2017. Redator do Garagem360 desde 2021, onde acumula desde então experiência e pesquisas sobre o setor automotivo. Anteriormente, trabalhou em redação jornalística, assessoria de imprensa, blog sobre futebol e site especializado em esportes.

ASSISTA AGORA