Saiba como valorizar o carro na hora da revenda

Pequenos investimentos em serviços podem render mais dinheiro na conclusão do negócio

Em 2015, cerca de oito milhões de carros usados foram vendidos no Brasil, segundo dados da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave). Apesar de ter sofrido queda de 1% em relação ao ano anterior, o mercado de seminovos ainda está mais aquecido que o dos zero quilômetros, principalmente por conta da crise econômica. Diante desse cenário, é fundamental saber valorizar o veículo no momento da revenda. Pequenos investimentos em serviços de manutenção podem render um valor maior na concretização do negócio.

Por mais que itens de série e preço sempre chamem a atenção, a aparência geral do automóvel é o primeiro fator que o comprador nota. Pintura conservada, interior limpo e pneus em bom estado, por exemplo, são analisados imediatamente. “É importante despertar o interesse do consumidor. Esses cuidados não vão facilitar a venda, mas certamente valorizam o veículo”, explica o economista Miguel Oliveira.

| Foto: Divulgação
“Banho de beleza” ajuda a valorizar o carro | Foto: Divulgação

Segundo o especialista, o panorama atual está mais favorável aos compradores, que possuem mais opções no mercado. “Com a crise, muitas pessoas querem vender seus veículos. Por isso quem quer comprar está confortável. Então é fundamental seduzir o vendedor, mas sempre com transparência, para que ele não procure outro lugar”, ensina.

Cuidando da pintura

O polimento ou a cristalização da pintura do carro ajudam na valorização. Realizar pequenos reparos de funilaria, manter as revisões mecânicas em dia, higienizar o interior e até hidratar o couro dos bancos podem ser cruciais para conquistar o consumidor.

“Em um mercado forte isso tudo é secundário, só que no cenário atual esses cuidados são fundamentais. É preciso avaliar o custo/beneficio dos procedimentos, mas investir até 10% do valor do veículo pode ajudar a ter um maior valor de venda, sem comprometer tanto o orçamento”, afirma Oliveira.

Anúncios Online

Para quem quer vender, os sites de classificados são muito úteis, só que os anúncio têm de ser bem feitos para surtirem resultados. É importante, por exemplo, colocar fotos do carro, que devem ser feitas em um lugar claro e de forma que o valorizem. Imagens do interior e do painel, inclusive mostrando a quilometragem, também são essenciais para chamar a atenção dos compradores.

Além desses cuidados, Oliveira comenta que é fundamental manter a transparência com o interessado. “É bom ressaltar a possibilidade de conhecer o veículo pessoalmente, para que ele não fique desconfiado, e comprovar manutenções com notas fiscais. Esses são alguns dos diferenciais para ter sucesso em um mercado tão concorrido”, concluiu o economista.

Leo Alves
Leo AlvesJornalista formado na Universidade Metodista de São Paulo e participante do curso livre de Jornalismo Automotivo da Faculdade Cásper Líbero, sou apaixonado por carros desde que me conheço por gente. Já escrevi sobre tecnologia, turismo e futebol, mas o meu coração é impulsionado por motores e quatro rodas (embora goste muito de aviação também). Já estive na mesma sala que Lewis Hamilton, conversei com Rubens Barrichello e entrevistei Christian Fittipaldi.
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