Saiba como transportar bagagens dentro e fora do carro sem receber multa

O transportar bagagens deve ser feito de forma segura. Veja no post o que pode e o que não pode em relação ao tema.

Transportar bagagens de forma adequada vai garantir a segurança e evitar multas. Por isso, nada de levar qualquer objeto no capô do carro e em outros locais proibidos. Leia o post e fique por dentro do tema. 

O transporte de bagagens deve ser feito de forma correta. Foto: Freepik

Como transportar bagagens com segurança

Veja as dicas da LeasePlan, líder mundial no setor de car as a service, para acomodar suas malas e objetos no carro. 

O que diz a legislação

O artigo 105 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB) proíbe colocar qualquer bagagem no tampão interno do porta-malas, pois pode obstruir a visão do retrovisor interno dos veículos, o que é considerado uma infração grave sujeita à multa.

Outro cuidado refere-se ao peso máximo que o veículo pode carregar. Essa informação pode ser encontrada no manual. Trafegar com excesso de carga é infração grave com penalidade de R$ 195,23 e medida administrativa de retenção do veículo até que a situação seja resolvida. Ou seja, até que o excedente de carga seja removido.

Cuidado com objetos soltos

Bagagens como bolsas, mochilas, pequenos objetos e embrulhos soltos podem ser transportados no interior do carro, no entanto é importante prendê-los, já que mesmo itens pequenos podem ser perigosos em caso de um acidente. 

Em uma colisão, objetos soltos podem se chocar contra os passageiros, agravando os ferimentos, portanto o ideal é transportar qualquer tipo de bagagem no porta-malas ou no porta-luvas. 

Já bagagens maiores são consideradas cargas, dessa forma não podem ser transportadas soltas no veículo. Se não forem transportadas no porta-malas, o condutor pode ser multado. 

Bagageiro no teto

Segundo a LeasePlan, o bagageiro de teto é uma opção para quem tem um porta-malas pequeno. Mas atenção: os tetos suportam em torno de 50 a 80 quilos. Por lei, a carga não pode passar de 50 cm de altura.

O bagageiro no teto pode mudar o centro de gravidade do veículo. Cuidado! Foto: Freepik

Vale ressaltar que o centro de gravidade pode mudar com a instalação do bagageiro de teto, deixando o carro mais instável. Por isso é fundamental sempre reduzir a velocidade nas curvas, visto o risco de capotamento. 

Dicas extras: como acomodar bagagens no veículo

  • Malas devem ficar no fundo e nas laterais do veículo. No meio, o ideal é colocar malas menores e mais leves;
  • Sacolas e caixas de isopor devem ser colocadas por último;
  • Mochilas podem ir por cima das malas;
  • No tampão interno do porta-malas o ideal é viajar sem bagagem. Mesmo pequenos objetos podem ferir os passageiros em caso de acidente.
Escrito por

Robson Quirino

Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.

wpDiscuz
Sair da versão mobile