Saiba como retirar adesivos de campanha eleitoral do carro

É tradicional colar adesivos de campanha durante as eleições, e retirá-los sempre é uma dor de cabeça. Veja a dica para remover o material.

Durante o período eleitoral é tradicional que se cole adesivos de campanha de seu candidato favorito em seu carro – ou até mesmo de outros candidatos, já que há casos em que o dono do automóvel recebe pela adesivagem. Mas, como retirar esses adesivos do carro sem prejudicar os vidros ou a pintura? O Garagem360 mostra para você a seguir.

Ilustrativa

Adesivos de campanha são permitidos, mas podem gerar multas

Primeiramente, vale ressaltar que, por mais que a prática de campanha já esteja no conhecimento público, é necessário se atentar a algumas regras para evitar até mesmo multa. Isso porque segundo a Lei nº 9.504/1997, os adesivos não podem ultrapassar o tamanho de 0,5 m².

Os adesivos de campanha também não podem cobrir as janelas do carro. Os plásticos colados nesses espaços devem, portanto, ser microperfurados para não prejudicar a visibilidade dos motoristas.

O Código de Trânsito Brasileiro também determina que é proibido colar qualquer propaganda que possa distrair a atenção dos motoristas em toda a extensão do para-brisa e na traseira dos veículos.

Cada uma dessas infrações é considerada grave, podendo gerar multa de R$ 195,23, além da perda de cinco pontos na CNH, fora a retenção do veículo para regularização.

Mesmo com todo esse cuidado, são muitos os veículos com materiais de candidatos nas ruas. Após o término das eleições de 2022, alguns motoristas podem até deixar o adesivo do candidato que ganhou, porém a maioria vai retirar os materiais de campanha – o que pode se tornar uma pequena dor de cabeça.

Adesivos de candidatos nos carros: veja o que pode e o que não pode

Retirar adesivo de campanha dos carros pode se tornar uma dor de cabeça (Foto: Freepik)

Costuma ser um tanto difícil descolar o adesivo do carro sem que restos de papel do adesivo fiquem ainda no veículo, ou até mesmo a cola permaneça ali. 

Não se preocupe, existe um método prático que pode fazer você evitar este transtorno e retirar o material de campanha de seu carro com segurança e sem danos ao veículo.

Conheça a fórmula para retirar o adesivos do carro

Secador de cabelo é solução para remover adesivos de campanha após as eleições (Imagem: Freepik)

É necessário cuidado e destreza para não danificar a pintura do carro. Ao utilizar apenas a mão, sem um preparo prévio, o risco de não obter sucesso se torna maior. 

A fórmula para a remoção ideal dos adesivos é simples. Com um secador de cabelo comum, aqueça o adesivo por algum tempo antes de removê-lo. Parece loucura, mas é isso que vai tornar o seu carro como era antes do período eleitoral. 

O que o calor proporcionado pelo secador derrete um pouco da cola presente no material, facilitando a vida do motorista ao fazer com que o adesivo da campanha de 2022 seja retirado sem riscar ou danificar ou danificar a pintura do carro.

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Arthur Quaresma
Escrito por

Arthur Quaresma

Formando em Jornalismo pela UFRRJ, atuo como redator desde 2019. Apaixonado por contar histórias e entender histórias, desde meu começo até agora, venho trabalhando com algumas paixões do brasileiro — desde esportes até o mundo automobilístico.

ASSISTA AGORA