Saiba como proceder quando o CarPlay do carro não funciona
Veja como funciona o CarPlay, e o processo caso não consiga conectar o sistema ao aparelho, confira o passo a passo.
Cada vez mais os carros saem de fábrica com tecnologia embarcada, seja para maior conforto, segurança e entretenimento. Entre as tecnologias, está o CarPlay, sistema de pareamento do smartphone com a central multimídia do carro. Mas o que fazer se o sistema para de funcionar? O Garagem360 explica o que pode ser feito quando o CarPlay do carro não funciona!
Afinal, o que fazer quando o CarPlay do carro não funciona
Com o avanço tecnológico e a necessidade de mais conforto os veículos, até mesmo os mais populares já saem de fábrica com tecnologias que facilitam a vida do condutor e todos os passageiros. Essas, são ótimas aliadas no quesito conforto, segurança e entretenimento.
O sistema Apple CarPlay, junto com o Android Auto servem para garantir maior segurança ao parear o smartphone com a central multimídia do veículo. Dessa forma, o condutor consegue acesso à agenda telefônica, aplicativos de GPS, e plataformas de áudio, sem a necessidade de tirar as mãos do volante.
Porém, por vezes o mesmo pode apresentar dificuldades e até mesmo defeitos na hora de parear. Caso isso aconteça, veja como proceder:
A desenvolvedora do sistema explica que o primeiro passo é confirmar se o iPhone tem a versão mais recente do IOS. Coso contrário, será necessário atualizar o aparelho.
Após atualização feita, se necessário, o passo seguinte será verificar a conexão do aparelho com o sistema. Porém, o processo é diferente em veículos onde o pareamento é feito através de cabo ou conexão sem fio, veja:
Conexão com cabo: Caso o veículo use conexão com fio, conecte novamente usando outro cabo USB a uma porta USB diferente, se houver.
Conexão sem fio: Caso o veículo use conexão sem fio, verifique se o Wi-Fi e o Bluetooth estão ativados em Ajustes > Wi-Fi e Ajustes > Bluetooth.
Após os processos, se o CarPlay não ativar automaticamente, procure o logotipo do CarPlay na tela da central multimídia do veículo.
Compare carros e motos: conheça nova ferramenta gratuita do Garagem360
Se o problema persistir, veja se não há restrições de conexão
Caso o problema persista, reinicie o iPhone e o desligue e ligue o carro. Além disso, verifique também se a Siri, a assistente virtual da Apple está ativada.
Caso o iPhone ainda não tenha sido identificado pelo CarPlay no veículo, confira se o sistema não está restringindo do aparelho. Para isso siga os passo a passo a seguir:
Acesse ajustes do aparelho > tempo de Uso > Conteúdo e Privacidade, toque em Apps Permitidos e verifique se o CarPlay está ativado.
Em seguida acesse Ajustes > Geral > CarPlay, toque no veículo e toque em “Esquecer Este Carro”. Depois, configure novamente o CarPlay.
Por fim, verifique se o sistema com CarPlay está usando o firmware mais recente do fabricante do veículo. Caso necessário, consulte o manual do proprietário do carro para obter mais informações.
Dessa forma, o problema deve ser solucionado. Caso contrário, a saída será procurar o suporte da Apple.
Jornalista por formação com mais de 15 anos de experiência em redação geral e automobilística. Passagens pelo caderno "Máquina e Moto" do Jornal Agora São Paulo, Folha online, Jovem Pan, Uol, Mil Milhas, Revista Consumidor Moderno, Portal No Varejo, entre outros. Atualmente dedica-se a função de editora do portal Garagem360, apurando notícias do universo automotivo e garantindo o padrão de qualidade dos conteúdos veiculados.