Saiba como o Governo de SP pretende ajudar fábricas do ABC
Veja como o governo do estado de São Paulo pretende auxiliar as fábricas do ABC, para evitar mais saídas da região.
Programas do Governo de São Paulo têm o objetivo de auxiliar montadoras e pode ser a chave para evitar mais fábricas fechadas no ABC, como o Pró-Ferramentaria; veja os detalhes.
Incentivos governamentais auxiliam montadoras com fábricas no ABC
O ABC paulista é conhecido como um dos principais polos industriais do Brasil. Há anos, a região detinha grande parte da linha de montagem de marcas do mercado automotivo com fabricação nacional.
No entanto, com o passar do tempo, as montadoras foram repensando a estratégia e anunciando a saída definitiva do ABC paulista, ou o corte de funcionários.
Exemplo disso é a Toyota. No início do ano, a montadora japonesa revelou a descontinuidade da sua linha de produção em São Bernardo, que será transferida para Sorocaba, interior de São Paulo.
Porém, alguns programas de incentivos fiscais tem o objetivo de auxiliar a continuidade dessas empresas na região, como o Pró-Ferramentaria, por exemplo. Na última semana, ele foi responsável por liberar R$ 40 milhões para uma montadora da região, que por hora, ainda não teve o nome revelado devido questões contratuais; conforme explicou a reportagem do Diário do Grande ABC.
Conheça o Pró-Ferramentaria
O Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria da Fazenda e Planejamento, criou o programa Pró-Ferramentaria. Trata-se de um instrumento para fomentar investimentos de fabricantes de veículos e autopeças em ferramentaria.
Desde o seu início, quando foi regulamentado, em 2019, o programa de incentivo foi visto como uma importante medida para a retomada de competitividade do setor, que começou a enfrentar forte concorrência de produtos importados, especialmente da China e Coreia.
O programa autoriza empresas paulistas do setor automotivo a utilizar créditos acumulados de ICMS para pagar por ferramentais usados na sua produção e produzidos por ferramentarias instaladas no Estado de São Paulo.
Os créditos são liberados por projeto, que são apresentados e analisados pela Secretaria da Fazenda e Planejamento, conformes disciplina a Resolução SFP nº 104/19.
Na época da regularização do incentivo, a Sefaz destacou que o Pró-Ferramentaria beneficia dois setores ao mesmo tempo: o automotivo, que tradicionalmente acumula créditos por conta de exportações, e o setor de ferramentaria, que passa a ter um importante incentivo para que volte a produzir ferramentas para fabricar componentes automotivos – como os moldes utilizados na produção de partes e peças.
Durante entrevista ao Diário do Grande ABC, o economista e secretário da Fazenda e Planejamento de São Paulo, Felipe Salto, informou que o programa de incentivo fiscal “é um programa voltado especificamente para a indústria de transformação, fabricantes de veículos e autopeças, sendo essencial nos casos das montadoras.”
Ele também ressaltou que foi liberado “o primeiro projeto há duas semanas. A ordem de grandeza de crédito está em torno de R$ 40 milhões, o que será imprescindível para o equilíbrio das finanças.”
Porém, é válido ressaltar que o programa visa beneficiar a indústria estadual. Dessa forma, em um caso específico da Toyota, por exemplo, mesmo com a saída da empresa da região, ela pode ser beneficiada, uma vez que a transferência fabril será para outra cidade do estado paulista.
Fonte: Diário do Grande ABC
Jornalista e especialista em comunicação empresarial, com bagagem de mais de três anos atuando ativamente no setor automotivo e premiada em 2016 por melhor reportagem jornalística através do concurso da Auto Informe. Atualmente dedica-se à redação do portal Garagem 360, produzindo notícias, testes e conteúdo multimídia sobre o universo automobilístico.