Saiba como funciona a assinatura de carros

Assinatura de carros: entenda como funciona este tipo de serviço. Confira também algumas das vantagens e desvantagens da assinar por um auto!

Pode parecer que a assinatura de carros se trata do conhecido serviço de aluguel de veículos. No entanto, há algumas diferenças. Fique por aqui e saiba como funciona a assinatura de automóveis!

Assinatura de carros

Um serviço relativamente novo, a assinatura de carros se trata, em geral, de um plano semestral ou anual. Assim, basicamente, o consumidor paga uma taxa e tem a disposição carros pelo período de validade da sua assinatura.

Uma das vantagens deste serviço, de acordo com a RM Corretora é não precisar se preocupar com documentação, IPVA, licenciamento. Além disso, nem com seguro, manutenções previstas ou desvalorização do carro.

Além disso, a maior parte das empresas que oferecem planos de assinatura de carros permitem que o assinante troca com frequência o modelo do veículo. Por exemplo, caso ele não se adapte a um veículo, pode solicitar outro. Ou, então, pode trocar um carro menor por um maior para realizar um viagem.

Foto: Proteste

Mas, afinal, qual a diferença da assinatura de carros para o aluguel tradicional

Conforme a RM Corretora, a assinatura tem um prazo mais longo. E, geral, de seis meses até quatro anos. Assim, sai mais em conta do que alugar um automóvel – serviço que faz contratos até um mês, no máximo.
Além disso, quem contrata a assinatura de carros tem mais liberdade e autonomia. A quilometragem rodada pelo carro por assinatura não incide, em geral, na cobrança de taxas extras – o que ocorre com locadoras de veículos. Além disso, caso o assinante pretenda rodar pouco com o veículo, ele tem opção de pagar menos pela assinatura, na maioria das empresas de carros por assinatura.

Foto: Pexels

Pontos negativos da assinatura de veículos

Por outro lado, como todo tipo de serviço, a assinatura de carros também tem algumas desvantagens. De acordo a Mobi Auto com este tipo de serviço pode não atender as necessidades de todos os condutores. Dentre algumas dos pontos não tão positivos do serviço citados pela empresa especializada em tecnologia de informação voltada a autos, estão:
  • Ao final da assinatura, o assinante não tem mais o carro para revender. Ou seja, paga-se pelo veículo por um longo prazo, mas o bem não é dele (mesmo que o custo seja bem menor do que comprar um carro).
  • Está incluso o seguro na parcela da assinatura de carros. Portanto, em caso de sinistro, o assinante pode ter de arcar com o valor da franquia.
  • Assinaturas por mais de um ano podem não compensar para o bolso. Assim, é preciso fazer as contas.
  • Não é permitido usar o carro por assinatura para trabalhar como motorista de aplicativo.
  • Pode haver limite de quilometragem, no caso de algumas empresas que oferecem o serviço ou de acordo com o tipo de assinatura.

Foto: Shutterstock

Escrito por

Erica Franco

Jornalista por formação com mais de 15 anos de experiência em redação geral e automobilística. Passagens pelo caderno "Máquina e Moto" do Jornal Agora São Paulo, Folha online, Jovem Pan, Uol, Mil Milhas, Revista Consumidor Moderno, Portal No Varejo, entre outros. Atualmente dedica-se a função de editora do portal Garagem360, apurando notícias do universo automotivo e garantindo o padrão de qualidade dos conteúdos veiculados.

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