Saiba como evitar golpes na hora de comprar um carro pela internet
Veja algumas dicas para colocar em prática na hora de comprar um carro pela internet. E entenda como a vistoria veicular pode ser boa.
Com a chegada da pandemia muitas pessoas optaram por comprar um carro pela internet, porém, é preciso tomar cuidado para não cair em golpes. Veja algumas dicas que separamos para te ajudar!
Cuidados na hora de comprar um carro pela internet
O primeiro passo é pesquisar sobre o site ou empresa que está disponibilizando o automóvel. O ideal é verificar se há alguma reclamação, se o CNPJ informado é verídico, a quanto tempo a companhia existe, dentre outras informações que possam te tranquilizar com relação a credibilidade do vendedor. É recomendado que o comprador sempre busque sites e portais de confiança e com uma boa reputação.
Após essa pesquisa, é hora de escolher o carro. Neste momento é preciso prestar atenção em todas as descrições disponíveis, ver todas as fotos e comparar as informações com as imagens. Porém, também é importante solicitar um laudo de vistoria automotiva, feito por uma empresa terceirizada e idônea, que irá comprovar as condições do veículo.
Porém, Beto Reis, sócio-diretor da Super Visão “Em alguns estados é obrigatório o carro passar por uma vistoria para ter o Laudo de Transferência, porém esse procedimento analisa somente o número de motor e chassi (os comparando com as bases de dados oficiais), por isso é sempre bom realizar uma vistoria mais completa para se certificar da real condição do veículo”.
Realizar uma vistoria antes de comprar um carro na internet é essencial
Vale ressaltar que há alguns tipos de vistorias disponíveis no mercado, mas quanto mais itens forem analisados, melhor e mais seguro será para o quem for investir no carro.
Durante esse serviço são analisados a integridade estrutural, a originalidade de chassi, motor e câmbio, as condições da funilaria e pintura, presença de itens acessórios, além de realizarem uma checagem do histórico do veículo e da situação documental do carro.
Com esse o laudo mais completo em mãos, o comprador consegue evitar diversos problemas, como cair em um golpe, adquirir um carro esteticamente abaixo de suas expectativas, ou com reparos estruturais significativos, que no futuro podem aumentar o risco dos ocupantes em um eventual acidente.
Para se ter uma ideia, de acordo com um levantamento feito pela empresa com dados de sistema referentes as vistorias Certicar e Cautelar, cerca de 13% dos automóveis apresentam adulterações, falta de regularização, sinistros ou reparos estruturais significativos motivados por danos severos.
Já 27% possuem restrições que depreciam o carro ou que podem causar transtornos para a sua regularização. Esses números reforçam a importância de fazer a vistoria antes de adquirir um automóvel.
Leia também: Tudo sobre o Fiat Mobi, Ficha Técnica, Preços e Mais!
Vantagens de realizar a vistoria antes de comprar um carro pela internet
Nem sempre quando se compra um carro ele é entregue da forma em que foi anunciado. E os riscos aumentam quando a negociação é feita de forma online. Dessa forma, a vistoria ajuda a amenizar tais riscos.
Com a vistoria veicular você terá certeza de que os itens obrigatórios e de segurança atendem a regulamentação vigente. O laudo também garantirá que o veículo está regularizado, fazendo com que o novo dono possa circular com o carro tranquilamente.
Além disso, com ela, o risco de fraude diminui drasticamente. Os portais especializados possuem ações para minimizar esse risco, porém a vistoria traz mais segurança para o negócio.
Dentre as informações levantadas pelos vistoriadores estão: o histórico do carro, se ele sofreu algum sinistro ou roubo e se eventuais alterações realizadas no veículo foram devidamente regularizadas nos documentos.
Jornalista e especialista em comunicação empresarial, com bagagem de mais de três anos atuando ativamente no setor automotivo e premiada em 2016 por melhor reportagem jornalística através do concurso da Auto Informe. Atualmente dedica-se à redação do portal Garagem 360, produzindo notícias, testes e conteúdo multimídia sobre o universo automobilístico.