Tags

Serviços

Saiba como escolher o pneu certo para seu SUV

Créditos: Foto: Powhusku via Visualhunt.com / CC BY-SA
18 setembro, 2017
Da Redação, com assessoria

Os veículos utilitários esportivos, mais conhecidos pela sigla SUV (do inglês sport utility vehicle) conquistaram o mercado nacional e internacional há cerca de 20 anos. São automóveis versáteis, que reúnem características dos carros de passeio e dos off-road, trazendo conforto, espaço e suspensões avantajadas.

LEIA MAIS: Testamos: Nissan March 1.6 SL é um esportivo amansado pelo câmbio CVT

Passou por um buraco? Veja o que fazer para não prejudicar o seu veículo e os pneus

Como qualquer veículo, requerem manutenção periódica e adequada. Na hora de trocar os pneus, por exemplo, não é diferente. Para saber qual o modelo mais adequado, confira algumas dicas elaboradas pela DPaschoal.

Como escolher o pneu certo

O mais importante na hora de escolher o tipo ideal de pneu para um SUV é conhecer a capacidade e tamanho da carga que o veículo suporta. Algumas pessoas preferem aqueles pneus extra grandes para deixar a aparência um pouco mais agressiva. Esse tipo de pneu é recomendado para solos com lama e muito barro. Utilizar um pneu desse no asfalto aumenta o gasto da borracha. Isso faz com que o investimento seja consumido mais rápido. Escolher por modelos mais adequados ao tipo de solo proporciona uma maior economia financeira.

Outro item importante é a banda de rodagem, que é a área do pneu que tem contato direto com o solo e deve variar de pouco menos de 15 até mais que 25 centímetros. O formato dela tem influência direta em fatores importantes para o uso diário de uma SUV. O transporte de cargas, velocidade do veículo e reação durante uma derrapagem são diretamente afetados pelo tamanho e desenho da banda.

Para encontrar o pneu ideal, é possível consultar a nomenclatura do pneu. A  mais comum e utilizada é:
• H/T – Pneu de uso urbano.
• A/T – Pneu de uso misto.
• M/T – Pneu predominante fora de estrada.

A escolha incorreta do pneu pode trazer para você diversos prejuízos, entre eles o maior consumo de combustível, perda de desempenho e a perda de conforto ao dirigir.

Newsletter

Receba com exclusividade nossos conteúdos e o e-book com dicas para cuidar melhor de seu veículo.