Saiba como encontrar pontos de recarga para carros elétricos

carros elétricos
Veja alguns aplicativos que te ajudam a encontrar pontos de recarga para carros elétricos (Foto: Divulgação/Stellantis)
publicidade

O mercado de veículos eletrificados está em crescimento no Brasil. Como você vem acompanhando aqui no Garagem360, vários modelos novos foram lançados. Sem falar que o número de vendas acumuladas já bateu recorde. E como a nossa frota de carros elétricos (e híbridos) está aumentando, os motoristas estão procurando cada vez mais pontos de recarga. E alguns sites podem ajudá-los nesta missão. Saiba mais!

Clique aqui e aperte o botão "Seguir" para você ser o primeiro a receber as últimas informações sobre este assunto no seu celular!

carros elétricos
Foto: Pixabay.com
publicidade

Veja alguns aplicativos que te ajudam a encontrar pontos de recarga para carros elétricos

E existem números que mostram este crescimento. De acordo com a Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), o número de carros elétricos vendidos entre janeiro e outubro deste ano foi de 1.805 unidades. Este número já é bem maior que as 801 unidades comercializadas no ano passado. Juntando com os 25.135 carros híbridos vendidos no mesmo período, temos um total de 26.940 de veículos eletrificados vendidos.

Sem contar os caminhões e ônibus que também usam combustíveis renováveis. E para os motoristas poderem circular em paz com seus veículos são necessários pontos de recarga. Dados recentes da ABVE mostram que o número destes locais era de 754 em julho deste ano. Um bom crescimento, visto que em março este número era de cerca de 500. Empresas, como a Ecovagas e a Plus&Go, estão cada vez mais trabalhando na instalação destes postos.

carros elétricos
Foto: Divulgação/MINI

Você deve estar se perguntando: como achar todos estes postos? Saiba que alguns aplicativos podem facilitar sua vida e  encontrar pontos de recargas mais pertos de sua casa. Veja alguns deles aqui!

publicidade

Apps de postos de recarga par carros elétricos – Plugshare

Quem abre a nossa lista é um dos aplicativos mais conhecidos. O Plughsare mostra informações de pontos de recargas para carros elétricos nos cinco continentes. Inclusive no Brasil. Dentre as informações, é possível encontrar o endereço, o horário de funcionamento e os feedbacks de outros usuários. É possível também filtrar a sua pesquisa.

Você pode escolher o tipo de carregador, se é pago ou de graça, a empresa e até mesmo o local que este eletroposto está localizado (exemplo: eletropostos apenas em shoopings). É possível ainda planejar rotas e mostrar os pontos disponíveis no caminho. O Plugshare está disponível para celulares Android E iOS. Sem falar que é possível entrar usando um computador.

publicidade

Google Maps

carros elétricos
Foto: Reprodução/Google Maps

A segunda dica talvez seja um dos aplicativos de mapas mais conhecidos do mundo. Já faz um tempo que o Google Maps também passou a mostrar informações de estações de recarga de carros elétricos. Para isso, o interessado terá que jogar na parte de pesquisa “Estações de carregamento EV”. Depois, o sistema mostrará as localizações dos postos. Uma outra informação disponível é o tipo do carregador disponível.

Dica: use o Google Street View para ver as imagens do local. De acordo com a empresa norte-americana, o motorista também pode saber a estimativa de bateria que o carro estará ao fim de um trajeto. O mesmo também poderá traçar um rota e adicionar as paradas.

publicidade

Elev

Foto: Divulgação/Elev

A Elev também possui um aplicativo para buscar pontos de recarga. Disponível apenas para celulares Android, ele mostra informações sobre mais de 600 eletropostos. Além disso, os proprietários de carros elétricos poderão conferir a localização exata dos postos. Sem falar que é possível saber a rota para chegar até eles. Ah, está disponível em três opções de idiomas diferentes.

Tupinambá Energia

Por fim, mais um app nacional. Estamos falando da ferramenta criada pela Tupinambá Energia. Este já está disponível tanto para Android quanto para aparelhos da Apple. De acordo com a empresa, ele possui mais de 750 pontos de recarga cadastrados. E ele possui algumas funções bastante interessantes. Além de encontrar os postos, você pode reservar uma vaga no local. Sem falar que ele mostrar como chegar até ele.

publicidade

Com informações da plataforma Instacarro

O que você achou? Siga @sitegaragem360 no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui

Pedro Giordan
Pedro GiordanJornalista graduado pela Universidade Metodista de São Paulo em 2017. Redator do Garagem360 desde 2021, onde acumula desde então experiência e pesquisas sobre o setor automotivo. Anteriormente, trabalhou em redação jornalística, assessoria de imprensa, blog sobre futebol e site especializado em esportes.
ASSISTA AGORA
×

Mais veloz que esses carros? Apenas as notícias que traremos até você!

Cadastre-se na nossa newsletter e além de ficar por dentro de todos lançamentos, você também será o primeiro a ser notificado dos nossos testes e outras noticias incríveis por e-mail!
Veja mais ›
Fechar