Saiba como economizar fazendo o polimento do seu carro em casa
Em tempos de crise econômica e orçamentos apertados, pagar pelo polimento do carro não é para todos. Economize fazendo o serviço você mesmo.
Manter o carro brilhando e sempre com cara de zero quilômetro é o desejo de quase todo proprietário. No entanto, em tempos de crise econômica e orçamentos apertados, fazer o polimento do carro em empresas especializadas no serviço não é para todos. Os preços podem facilmente ultrapassar os R$ 300.
Assim, fazer o polimento de carro caseiro, nestas circunstâncias, acaba sendo uma boa opção. Trata-se de um procedimento relativamente simples e que dá bons resultados. É só seguir as dicas a seguir, que preparamos com a ajuda dos especialistas da corretora online Minutos Seguro. Veja a seguir!
O que você precisa para fazer o polimento caseiro
O material para realizar o polimento é relativamente fácil de ser encontrado. Lojas especializadas em manutenção de carro disponibilizam os produtos listados abaixo a preços acessíveis.
Confira a seguir como ter um carro brilhando em poucos passos.
Lista de materiais
- Pasta abrasiva
- Cera líquida
- Polidor composto
- Lustrador
- Cera cristalizadora
- Pano de microfibra
- Estopa bem fina ou algodão
Passo a passo para o pré-polimento
Esta etapa ajuda a retirar toda a fuligem da peça, evitando possíveis riscos ao final do processo.
- Com o carro já lavado, prepare o carro para receber o polimento, passando uma camada de cera liquida
- Aplique a pasta abrasiva
- Retire a pasta e a cera com um pano de microfibra dobrado, usando somente as partes lisas para evitar riscos – lembre-se de tirar a etiqueta do pano
Passo a passo para polir o carro
Agora, vamos para a parte principal.
- Passe um pouco do polidor composto com ajuda dos dedos e depois espalhe na horizontal com o algodão ou a estopa fina.
- Para finalizar e fechar os poros da peça, passe um algodão ou estopa bem fina na vertical.
- Com o pano de microfibra, remova o excesso depois de secar um pouco.
- Aplique o lustrador com ajuda da estopa. Não há necessidade de retirar os excessos do lustrador.
- Até aqui, os movimentos devem ser feitos sempre na vertical ou na horizontal, ao contrário do que muitos acreditam – movimentos circulares podem riscar a pintura.
- Para finalizar, pegue a cera cristalizadora e aplique bem pouco. Nesse caso, não tem necessidade de movimentos específicos, podendo ser aplicado em movimentos circulares. Um ponto positivo da cera cristalizadora é que ela pode ser aplicada no carro todo para depois ser retirada. Não é como os outros produtos que precisam ser removidos quase que imediatamente.
- Depois de aplicar a cera, retire o excesso com o pano de microfibra limpo.
Como fazer a manter o polimento caseiro por mais tempo
Para manter o brilho, lave o carro sempre com produtos neutros ou com cera. Não faça lavagem com diesel ou querosene, pois isso será prejudicial ao polimento e à própria pintura.
Toda semana passe uma cera líquida de manutenção e a cada 30 dias, uma cera cristalizadora. O polimento caseiro pode durar cerca de 40 lavagens, caso você siga estas recomendações.
Jornalista com 20 anos de experiência profissional como repórter nas principais redações de jornais do Brasil, como Gazeta Mercantil, Folha SP, Estadão e Jornal do Brasil e em cargos de coordenação, edição e direção. Formado em Jornalismo pela Caśper Líbero.