Saiba como e quais dados da CNH podemos consultar pela internet

Saiba como e quais dados da CNH podemos consultar pela internet
Foto: Clínica Car CNH

A internet é uma das grandes invenções da história da humanidade. Com ela, nós podemos nos divertir, nos informar e resolver diversas pendências. E um dos serviços que você pode fazer é consultar a situação da sua Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Você pode conferir diversos dados dela usando sites de órgãos ligados ao governo, como Detran e Denatran (que hoje está em processo de unificação com a Senatran).

Mas você sabe quais dados você pode conferir? E como fazer isso? A Karvi – startup de compra e venda de carros – listou algumas dicas de como utilizar os serviços. Confira a seguir!

Foto: Pixabay.com

Saiba como e quais dados da CNH podemos consultar pela internet

Vale lembrar que existem diferenças entre as duas entidades de trânsito. O Detran é um órgão estadual de trânsito. Ou seja, vária de cada lugar.

Já o Denatran (que está se fundindo com a Senatran) cuida dos assuntos ligados ao trânsito em âmbito nacional. E ambos podem ser úteis para fazer suas consultas, visto que oferecem alguns recursos online.

CNH
Foto: Pixabay.com

Os dados que você pode encontrar pode variar de acordo com o site. A maioria exige o uso do CPF para este fim. Vamos começar falando de como fazer isso por meio do site do Detran.

Como falamos acima, este órgão é estadual. Isso significa que o mais recomendado é o condutor usar o site do que estado em que ele mora. Claro, nem todos os lugares possuem os recursos online. Um destes estados que possui estes serviços é o Detran-SP. No site deles, você pode usar mais os mais de 40 serviços ligados a sua CNH.

CNH
Portal do Detran-SP (Foto: Reprodução/Detran-SP)

Um deles é com relação aos pontos na carteira. De acordo com eles, você pode consultar os pontos acumulados. Além disso, você pode fazer a emissão da certidão que mostra todas as infrações nos  últimos 12 meses. Outro site que possui informações é o do Detran-PR.

Senatran / Denatran

A Senatran também pode ser bastante útil (vide imagem abaixo).  Ao chegar na página oficial, é possível encontrar ícones. Você deve clicar no que está escrito “Condutor”. Então, neste link terão as informações do que é preciso fazer para obter as informações acerca da CNH.

Vale ressaltar que você precisará fazer um cadastro, caso não ainda não tenha feito. Este mesmo login e senha poderá ser usado em outros serviços ligados ao Governo Federal. Depois de ter feito tudo isso, você chegará a uma tela pedindo para você selecionar a sua CNH.

A Senatran também pode ser bastante útil para consultar CNH
Foto: Governo Federal

Pronto! Agora você pode conferir diversos dados da carteira selecionada. Dentre eles, destaque para: foto de Habilitação, dados do condutor (nome, data de nascimento, CPF, nomes dos parentes, endereço e entre outros) e dados da habilitação (número de registro, Validade, município e entre outros) e Bloqueios ativos.

Ele também pode ser interessante para quem for viajar para outro país. Isso porque você pode consultar dados da Permissão Internacional de Direção.

Aproveite e veja também: Tudo sobre o Fiat Mobi 2022 Preços, Ficha Técnica, Fotos e Mais!

Por aplicativo

Foto: Pixabay.com

Um outro método bastante recomendado para consultar dados da CNH é o aplicativo chamado “Carteira Digital de Trânsito”. Este recurso também é ligado ao governo. Ele tem como principal atributo o fato de você pode consultar a sua habilitação a qualquer momento, só usando o celular. Sem falar que ela tem a mesma validade dos documentos em papel.

Você também pode consultar alguns dados. Nele, você encontrará um menu exclusivo somente para infrações, por exemplo.

Para fazer o cadastro neste sistema, você precisa ter o código de segurança da CNH. Ou seja, o QR Code que está na parte traseira da CNH. Vale lembrar ainda que esta carteira é pessoal.

 

Pedro Giordan
Pedro GiordanJornalista graduado pela Universidade Metodista de São Paulo em 2017. Redator do Garagem360 desde 2021, onde acumula desde então experiência e pesquisas sobre o setor automotivo. Anteriormente, trabalhou em redação jornalística, assessoria de imprensa, blog sobre futebol e site especializado em esportes.
ASSISTA AGORA
Veja mais ›
Fechar