Saiba como é feito um contrato de aluguel de carros

aluguel de carros
Foto: Erik Mclean/Unsplash.com

O aluguel de carros surge como uma alternativa para os mais diversos tipos de necessidades. Às vezes, a pessoa busca um veículo para trabalhar em serviços de transporte por aplicativo. Em outros casos, a pessoa quer escapar dos altos custos de se manter um veículo 0km. Mas você sabe como é feito o contrato desta modalidade? Veja!

aluguel de carros
Você precisa tomar alguns cuidados antes de assinar um contrato de locação de veículos (Foto: Pixabay.com)

Você sabe como é feito um contrato de aluguel de carros? Saiba mais aqui!

Números mostram que este mercado teve um bom crescimento durante o ano de 2021. De acordo com dados da Associação Brasileira das Locadoras de Automóveis (ABLA), foi registrado um crescimento de 33,5% na locação de veículo. Estamos falando de uma modalidade bastante conhecida no mundo automotivo.

Foto: Crosby Hinze/Unsplash.com

Alugar um carro por um espaço de tempo (curto ou longo) pode ser bastante útil. Além das vantagens citadas acima, podemos adicionar o fato de que esta é a melhor maneira de ter um carro durante uma viagem. Hoje, várias empresas oferecem planos de aluguel de carros.

VEJA TAMBÉM

Mas você precisa prestar atenção em um detalhe importante do processo de locação. E não estamos falando da verificação do estado do veículo ou da reputação da empresa. Estamos falando da hora de assinar o contrato. Afinal, é ele que traz todas as exigências impostas pela locadora e também mostra os direitos do locatário.

Foto: Ildar Garifullin/Unsplash.com

Normalmente, este contrato irá trazer o tempo de locação, os dados do motorista, da empresa e do veículo; os valores, o limite de quilometragem e entre outros detalhes. E ter todos os direitos e exigências colocadas no papel é importante também, visto que ele pode ser usado como prova na justiça.

Lembrando que o acordo firmado deve ser seguido por ambas as partes. Assim como em todos os serviços que contratamos, uma boa dica é dar uma boa lida em todas as cláusulas antes de assinar um contrato. Tudo para não ter problemas futuramente. Sanar todas as suas dúvidas também é necessário.

Mas o que é necessário para firmar um contrato?

aluguel de carros
Foto: Pixabay.com

O processo de locação de carros passa por várias etapas. Para firmar um contrato, a pessoa interessada terá que, por exemplo, ser maior que 21 anos. Algumas locadoras até oferecem o serviço para pessoas mais novas e que possuem carteira de motorista. No entanto, é bastante comum cobrar uma taxa a mais na diária.

As pessoas interessadas também devem apresentar a documentação exigida pela locadora. Normalmente, a pessoa deve apresentar o RG e o CPF. Além da Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Neste caso, ela precisa ser da categoria B, definitiva e emitida há 2 anos, pelos menos.

Há também algumas exigências relacionadas ao pagamento. Com o intuito de evitar inadimplência por parte do locatário, as locadoras pedem para o pagamento ser feito usando um cartão de crédito. Este deve ter como titular o interessado em alugar o veículo.

Lembrando que a pessoa que irá ficar responsável pela locação não precisa ser necessariamente quem irá dirigir o veículo. Sem falar que não precisa ter a CNH. Só que essa pessoa não poderá dirigir.

Sinistros

aluguel de carros
Foto: Pixabay.com

Existem situações que fogem do nosso controle. Acidentes, roubos e furtos estão entre eles. Você sabe como proceder em casos de sinistros? Uma coisa bastante importante que você terá que fazer é o Boletim de Ocorrência (BO) na delegacia e, em certos casos, o laudo pericial.

Isso porque podem ser importantes para garantir seus direitos. Todos eles estarão no contrato assinado previamente. Lembrando que algumas locadoras podem oferecer pacotes de seguro. Aqui também vale prestar a atenção. Em alguns casos, o seguro poderá cobrir só o automóvel.

No entanto, caso você queria, é possível escolher outros tipos de cobertura. Vale ressaltar que no momento da divisão das responsabilidades em eventuais reparos, valerá o que está no contrato. Em alguns casos, locatário só precisará pagar a franquia do seguro 

Com informações de Doutor Multas/Econômica Telemetria/Carroaluguel.com.br

O que você achou? Siga @sitegaragem360 no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui

Pedro Giordan
Pedro GiordanJornalista graduado pela Universidade Metodista de São Paulo em 2017. Redator do Garagem360 desde 2021, onde acumula desde então experiência e pesquisas sobre o setor automotivo. Anteriormente, trabalhou em redação jornalística, assessoria de imprensa, blog sobre futebol e site especializado em esportes.
ASSISTA AGORA
×

Mais veloz que esses carros? Apenas as notícias que traremos até você!

Cadastre-se na nossa newsletter e além de ficar por dentro de todos lançamentos, você também será o primeiro a ser notificado dos nossos testes e outras noticias incríveis por e-mail!
Veja mais ›
Fechar