Saiba como dirigir carros automáticos sem complicações
Veja algumas dicas de como dirigir carros automáticos pela primeira vez sem complicações; confira os detalhes.
Os carros automáticos estão cada vez mais presentes nas ruas do Brasil, porém, muitos motoristas ainda não tiveram contato com o tipo de transmissão. Para isso, o Garagem360 explica como dirigir os modelos sem complicações.
Carros automáticos: dicas para quem vai conduzir o modelo pela primeira vez
Os carros automáticos estão se tornando cada vez mais presentes nas ruas do Brasil. A tecnologia, que no passado já foi considerada um diferencial de luxo, hoje é considerada como corriqueira nos automóveis de qualquer categoria.
Saber como dirigir carro automático passou, então, a ser uma questão importante para quem pensa em fugir do câmbio manual, uma vez que ela pode entregar maior nível de conforto durante a condução.
Veja algumas dicas bem simples para colocar em prática quando for ter o primeiro contato com um veículo automático.
Conheça o que significam as letras
A primeira dúvida de quem olha um câmbio automático pela primeira vez é entender aquelas letras. Para saber como dirigir carro automático, é importante compreender que você não precisa mais se preocupar com as marchas. Basta saber o lugar certo para posicionar a alavanca do câmbio automático.
- D – a letra D, do inglês “drive”, indica a posição de dirigir. É nessa posição que o diferencial do automático do câmbio se mostra na prática, já que é dirigindo que ele troca as marchas sozinho. Essa é a posição mais usada no dia a dia. Com o câmbio no D, tudo o que você precisa fazer é usar os pedais de acelerador ou freio para mudar a velocidade.
- P – a letra P, do inglês “park”, que significa estacionar, indica a posição de ficar parado. Sempre que você estacionar seu carro automático, o câmbio deve ir para a posição P. Mas lembre de só colocar no P depois que o carro já estiver completamente parado.
- R – a letra R, do inglês “reverse”, indica a posição da ré. Para engatar a ré é importante que o carro esteja completamente parado. O efeito de posicionar o câmbio no R se o carro estiver em movimento pode ser ainda pior do que colocar no P.
- N – a letra N, do inglês “neutral”, indica a posição neutra. Essa posição seria o equivalente ao que você provavelmente conhece por “ponto morto”. É quando não tem nenhuma marcha engatada. O que difere o N do P é que enquanto o P serve para estacionar, o N serve para emergências.
Como conduzir o modelo pela primeira vez
Ligar o carro
Ligar um carro automático tem uma pequena diferença em relação ao convencional: o pedal de freio. Para ligar o carro você precisa estar com o pé apertando o freio.
Esqueça o pé esquerdo
Como você não precisa passar marcha, o carro automático não tem embreagem. Isso significa que, você não precisa usar o pé esquerdo para nada.
Solte o freio de mão
Depois de ajustar o câmbio na posição adequada, chegou a hora de soltar o freio de mão. Nesse momento é fundamental você estar com o pé no pedal de freio, pois o carro pode começar a andar sozinho.
Atenção com o pedal de freio
Se o câmbio estiver no D ou no R, seu pé deve estar pressionando o pedal de freio. Mesmo que você não encoste no acelerador, tirar o pé do freio pode fazer o carro começar a andar. Os carros automáticos costumam ter uma aceleração constante, mesmo que baixa. Se você descuidar, o carro andando sozinho pode causar um acidente.
O freio na hora de parar
Ao estacionar em algum lugar, por exemplo, se você parar o carro e tirar o pé do freio antes de mudar o câmbio para o P, o carro pode ir para a frente, sair da vaga e bater em alguma parede ou outro veículo.
Em cruzamentos e semáforos a situação é ainda mais delicada. Se você parar o carro e tirar o pé do freio, ele pode andar para a frente e causar um acidente.
Ajuste o câmbio novamente
Depois de estacionar o carro, então, o que você precisa fazer é colocar o câmbio na posição P. Depois disso, então, puxar o freio de mão e aí sim desligar o carro.
Não esqueça das regras gerais
Além dos diferenciais da direção automática não se esqueça das regras que velem para todos os carros e motoristas: ajuste os espelhos, use o cinto de segurança e respeite as leis de trânsito!
Jornalista e especialista em comunicação empresarial, com bagagem de mais de três anos atuando ativamente no setor automotivo e premiada em 2016 por melhor reportagem jornalística através do concurso da Auto Informe. Atualmente dedica-se à redação do portal Garagem 360, produzindo notícias, testes e conteúdo multimídia sobre o universo automobilístico.