Saiba como denunciar fraudes no abastecimento do veículo

Denunciar fraudes no abastecimento de carros, motos e outros veículos. Saiba como fazer e faça valer os seus direitos e consumidor !

Vítima de fraudes na hora de abastecer o veículo? Você suspeita de combustível adulterado ou mesmo crê que em irregularidades em relação à quantidade do abastecimento do seu carro ou moto? Pois saiba que há canais para denunciar fraudes no abastecimento. Quem orienta é o ICL (Instituto Combustível Legal). Confira a seguir!

Imagem Ilustrativa

Denunciar fraudes no abastecimento: Como fazer

 O primeiro passo, de acordo com o ICL, é sempre solicitar ao estabelecimento a nota fiscal do abastecimento. Sem este documento, a denúncia se torna muito difícil de ser realizada, certo? Então, você pode realizar o contato por alguns canais. Veja:

Procon

O Procon (Programa de Proteção e Defesa do Consumidor) é um dos principais órgãos de defesa do consumidor e o mais acessado. Neste caso, a denúncia deve ser feita no estado da região do consumidor ou, então, no Procon do estado em que o estabelecimento está alocado.

As denúncias podem ser feitas presencialmente ou pelos sites do Procon, conforme disponibilidade do estado. O site do Procon para informações ou abertura de reclamação/denuncia é: www.procon.Sigla do Estado.gov.br. Por exemplo: www.procon.sp.gov.br, www.procon.rj.gov.br.

Inmetro

Outro meio de registrar denúncia em relação a fraudes na hora de abastecer é diretamente ao Inmetro. Nesse caso, de acordo com o ICL, o órgão é mais indicado para casos onde há problemas com a quantidade de combustível com a qual o veiculo foi abastecido.

Assim, é possível acessar e registrar o chamado por meio do site da Ouvidoria (aqui). Ou, então, pelo telefone, através do número 0800 285 1818 (de segunda a sexta-feira, das 9 h às 17 h – a ligação é gratuita). Além disso, no link informado acima, há o canal de atendimento virtual.

Foto: revista Veja SP

ANP

Já se o problema foi com a qualidade do combustível, o mais recomendado pelo ICL é se dirigir à Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP). Para isso, existe o atendimento online do Fale Conosco.

Também, é possível registrar a denúncia por meio do telefone: 0800 970 0267 (de segunda a sexta-feira, das 8 às 20 h – a ligação é gratuita).

Além disso, a comunidade pode ser feito via carta endereçada à: Ouvidoria da ANP, no endereço Av. Rio Branco, 65 / 22 º andar – 20090-004 – Rio de Janeiro – RJ.

Foto: Pixabay

Aproveite e veja também: Renault Sandero 2022 tem preços acessíveis e visual renovado

Instituto Combustível Legal (ICL)

Por fim, o próprio ICL recebe denúncias sobre fraudes na hora de abastecer, facilitando a resolução. Assim, se o problema foi abastecimento do carro ou da moto ou outros veículos com combustível adulterado ou mesmo quantidade adulterada ou propaganda enganosa, o ICL pode ajudar! Esse canal pode te ajudar.

Para registrar a denúncia acesse: institutocombustivellegal.org.br/denuncie/

  • Aproveite e assista tudo sobre Combustível por Delivery: Como funciona esse novo sistema de entregas?

Escrito por

Erica Franco

Jornalista por formação com mais de 15 anos de experiência em redação geral e automobilística. Passagens pelo caderno "Máquina e Moto" do Jornal Agora São Paulo, Folha online, Jovem Pan, Uol, Mil Milhas, Revista Consumidor Moderno, Portal No Varejo, entre outros. Atualmente dedica-se a função de editora do portal Garagem360, apurando notícias do universo automotivo e garantindo o padrão de qualidade dos conteúdos veiculados.

wpDiscuz
Sair da versão mobile