Saiba como denunciar fraudes no abastecimento do veículo

Denunciar fraudes no abastecimento de carros, motos e outros veículos. Saiba como fazer e faça valer os seus direitos e consumidor !

Vítima de fraudes na hora de abastecer o veículo? Você suspeita de combustível adulterado ou mesmo crê que em irregularidades em relação à quantidade do abastecimento do seu carro ou moto? Pois saiba que há canais para denunciar fraudes no abastecimento. Quem orienta é o ICL (Instituto Combustível Legal). Confira a seguir!

Imagem Ilustrativa

Denunciar fraudes no abastecimento: Como fazer

 O primeiro passo, de acordo com o ICL, é sempre solicitar ao estabelecimento a nota fiscal do abastecimento. Sem este documento, a denúncia se torna muito difícil de ser realizada, certo? Então, você pode realizar o contato por alguns canais. Veja:

Procon

O Procon (Programa de Proteção e Defesa do Consumidor) é um dos principais órgãos de defesa do consumidor e o mais acessado. Neste caso, a denúncia deve ser feita no estado da região do consumidor ou, então, no Procon do estado em que o estabelecimento está alocado.

As denúncias podem ser feitas presencialmente ou pelos sites do Procon, conforme disponibilidade do estado. O site do Procon para informações ou abertura de reclamação/denuncia é: www.procon.Sigla do Estado.gov.br. Por exemplo: www.procon.sp.gov.br, www.procon.rj.gov.br.

Inmetro

Outro meio de registrar denúncia em relação a fraudes na hora de abastecer é diretamente ao Inmetro. Nesse caso, de acordo com o ICL, o órgão é mais indicado para casos onde há problemas com a quantidade de combustível com a qual o veiculo foi abastecido.

Assim, é possível acessar e registrar o chamado por meio do site da Ouvidoria (aqui). Ou, então, pelo telefone, através do número 0800 285 1818 (de segunda a sexta-feira, das 9 h às 17 h – a ligação é gratuita). Além disso, no link informado acima, há o canal de atendimento virtual.

combustíveis adulterados como fazer denúncia

Foto: revista Veja SP

ANP

Já se o problema foi com a qualidade do combustível, o mais recomendado pelo ICL é se dirigir à Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP). Para isso, existe o atendimento online do Fale Conosco.

Também, é possível registrar a denúncia por meio do telefone: 0800 970 0267 (de segunda a sexta-feira, das 8 às 20 h – a ligação é gratuita).

Além disso, a comunidade pode ser feito via carta endereçada à: Ouvidoria da ANP, no endereço Av. Rio Branco, 65 / 22 º andar – 20090-004 – Rio de Janeiro – RJ.

combustíveis adulterados, veja as consequências!

Foto: Pixabay

Aproveite e veja também: Renault Sandero 2022 tem preços acessíveis e visual renovado

Instituto Combustível Legal (ICL)

Por fim, o próprio ICL recebe denúncias sobre fraudes na hora de abastecer, facilitando a resolução. Assim, se o problema foi abastecimento do carro ou da moto ou outros veículos com combustível adulterado ou mesmo quantidade adulterada ou propaganda enganosa, o ICL pode ajudar! Esse canal pode te ajudar.

Para registrar a denúncia acesse: institutocombustivellegal.org.br/denuncie/

  • Aproveite e assista tudo sobre Combustível por Delivery: Como funciona esse novo sistema de entregas?

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Erica Franco
Escrito por

Erica Franco

Jornalista por formação com mais de 15 anos de experiência em redação geral e automobilística. Passagens pelo caderno "Máquina e Moto" do Jornal Agora São Paulo, Folha online, Jovem Pan, Uol, Mil Milhas, Revista Consumidor Moderno, Portal No Varejo, entre outros. Atualmente dedica-se a função de editora do portal Garagem360, apurando notícias do universo automotivo e garantindo o padrão de qualidade dos conteúdos veiculados.

ASSISTA AGORA