Tags

Serviços

Carnaval: automóvel precisa de limpeza na volta para casa

Créditos: Foto: Pixabay
1 março, 2017
Da Redação, com assessoria

Esta semana, muitos brasileiros irão aproveitar o Carnaval para viajar para a praia ou o campo. Só que depois dos dias de descanso, é importante não se esquecer de cuidar da limpeza do carro. Além de mantê-lo conservado, a ação é fundamental para a boa saúde de toda a família. Para evitar problemas, como danos à pintura, é preciso utilizar os produtos certos. Também é importante evitar a luz solar direta na hora da secagem para não correr o risco de manchar a lataria. Embora não seja uma ciência, é bom seguir algumas instruções para ter o carro sempre limpo e cheiroso. Confira, a seguir, as dicas da Ford:

LEIA MAIS: Aprenda a tirar manchas do banco de couro do carro

Aprenda a cuidar dos bancos de tecido

Produtos apropriados

A água e o sabão apropriado devem ser colocados no balde nas quantidades especificadas na embalagem. O ideal é molhar todo o automóvel utilizando uma mangueira com parcimônia ou, preferencialmente, um balde de água. Não use jatos fortes, que podem espalhar areia sobre a pintura e riscá-la. Comece a lavar o carro pelo teto e sempre tire a sujeira do pano ou da esponja em um balde com água limpa.

Parte inferior, rodas e pneus

A parte inferior do veículo e as rodas são as áreas que ficam mais sujas e que contêm mais graxa. Deixe para lavá-las por último com um pano e uma escova fina (para a limpeza das aberturas das rodas). Nas laterais do pneu, use sempre uma escova plástica.

Movimentos verticais e horizontais

Use o tipo correto de limpa-vidros, e fique longe dos produtos com amônia – ela é conhecida por ressecar muitos dos materiais usados no interior dos veículos. Evite usar movimentos circulares quando estiver limpando o vidro, pois eles podem causar riscos. Movimentos verticais e horizontais são os mais indicados.

Janelas no final

Limpar o carro pode demorar um pouco. E esse processo pode levar ainda mais tempo caso o serviço nas janelas tenha que ser repetido, por isso, deixe para limpá-las no final.

Cabine higienizada

Na parte interna, os carpetes devem ser limpos profundamente com escova macia e produto específico. Para não danificar as fibras do material, não se deve esfregar de maneira muito rígida. Aspirar é outra boa maneira de tirar os resíduos, e sempre passe o aspirador no chão do veículo antes de limpar o estofamento. No caso dos bancos, produtos para limpar o couro ou o tecido e uma escova macia são a solução para que eles fiquem como novos. Antes de iniciar o processo, no entanto, a sugestão é fazer um teste em uma área pequena, para verificar se o estofamento permanecerá intacto antes de limpá-lo completamente.

Efeitos da maresia

Para evitar os efeitos da maresia, verifique se os terminais de bateria, conectores elétricos e filtros de ar estão sujos de água e areia. Após períodos mais longos no litoral, é aconselhável que o veículo passe por uma lavagem especial. Neste caso, fique atento aos produtos de limpeza que serão utilizados – eles devem ser neutros para que não danifiquem a proteção da pintura, das borrachas e dos componentes elétricos.

 

Newsletter

Receba com exclusividade nossos conteúdos e o e-book com dicas para cuidar melhor de seu veículo.