Saiba como declarar a COMPRA do seu automóvel no IR 2023

Quem adquiriu carro em 2022 precisa declarar a compra do seu automóvel no IR 2023. Confira passo a passo como isso deve ser feito.

Quem adquiriu carro em 2022 precisa declarar a compra do seu automóvel no IR 2023. Neste ano, o prazo para registrar os bens – ou seja, a entrega da Declaração do Imposto sobre a Renda da Pessoa Física (DIRPF) – vai até o dia 31 de maio. Se você está nessa situação, veja a seguir como regularizar o seu novo patrimônio.

Confira, passo a passo, como declarar a compra do seu automóvel no IR 2023

Após a alegria de comprar o carro novo, chegou a hora de declará-lo no IR 2023 (Foto: Paulo Bareta/Stellantis)

Para declarar a compra de automóveis na DIRFP, é preciso descrever os dados referentes à compra na ficha de “Bens e Direitos”.

Siga as etapas abaixo:

  1. Selecione o código 01 – “Veículo automotor terrestre: caminhão, automóvel, moto etc”;
  2. Preencha o código do Brasil (105) e o número do Registro Nacional de Veículos Automotores (Renavam) , seja o carro financiado ou já quitado;
  3. Informe no campo “Discriminação” os dados do veículo, como cor, marca, ano e modelo. Também insira o valor pago como entrada, o banco que está financiando a compra ou se pagou à vista. Este campo é de livre preenchimento.
  4. Deixe em branco o campo “Situação em 31/12/2021” caso o veículo tenha sido adquirido em 2022. Agora, se tiver sido comprado antes, repita a informação inserida na declaração do IR do ano anterior.

Um dos erros mais comuns cometidos por contribuintes é colocar o valor de mercado (por exemplo, o preço da tabela Fipe) e não o total efetivamente pago. Para evitar problemas futuros, siga os passos descritos acima.

Como declarar compra de veículo por financiamento

Programa IRPF 2023 está disponível no site da Receita Federal (Foto: Juca Varella/Agência Brasil)

Se a compra do veículo tiver sido financiada, no campo de “Bens e Direitos” deverá ser informado tão somente o valor efetivamente pago em 2022. Caso o veículo tenha sido comprado antes, esse valor somado ao total das parcelas pagas em anos anteriores.

Em outras palavras, o campo “Situação em 31/12/2022” deve refletir o desembolso total com entrada e prestações, devendo ser informado, na aba “Discriminação”, que o veículo foi financiado.

Como declarar compra de veículo por consórcio

Se o veículo foi comprado por meio de um plano de consórcio, você deve percorrer os seguintes passos na declaração do IR 2023:

  1. Caso o carro não tenha sido sorteado ainda: Informe todo o gasto com o consórcio na ficha “Bens e Direitos” no código “95 – Consórcio não contemplado”;
  2. No caso de já ter sido sorteado: Abra, na ficha “Bens e Direitos”, um novo item sob o código “01 – Veículo automotor terrestre”.

Confira também como declarar a venda de um automóvel no Imposto de Renda 2023!

Escrito por

Paulo Silveira Lima

Jornalista com 20 anos de experiência profissional como repórter nas principais redações de jornais do Brasil, como Gazeta Mercantil, Folha SP, Estadão e Jornal do Brasil e em cargos de coordenação, edição e direção. Formado em Jornalismo pela Caśper Líbero.

wpDiscuz
Sair da versão mobile