Saiba como as enchentes danificam peças da suspensão dos veículos

As enchentes podem danificar peças da suspensão dos veículos, assim como o motor, transmissão, sistemas eletrônicos, painel, estofamentos, entre outros componentes. 

Pela proximidade com as rodas, as peças da suspensão estão potencialmente vulneráveis ao contato com as águas das chuvas. 

Como as enchentes danificam as peças da suspensão dos veículos? - Foto: Reprodução
Como as enchentes danificam as peças da suspensão dos veículos? – Foto: Reprodução

 

Como as enchentes danificam as peças da suspensão dos veículos?

A Monroe, marca de amortecedores da DRiV, explica como o sistema de suspensão e seus derivados podem ser afetados por alagamentos e como agir nesses casos:

Entre os componentes da suspensão com maior possibilidade de serem afetados nas enchentes estão amortecedores, molas, bandejas, buchas, pivôs, junta homocinética, terminais axiais e de direção. 

A corrosão desses itens é o principal risco, visto a exposição das partes metálicas à água contaminada. Além disso, é comum o descolamento dos elementos metálicos das peças de borracha e a contaminação dos sistemas articulados com detritos pela enxurrada. 

“Os amortecedores merecem uma atenção especial, principalmente se já apresentarem algum nível de desgaste”, recomenda Juliano Caretta, supervisor de treinamento técnico da DRiV. 

Segundo ele, a ferrugem prejudica o funcionamento das partes metálicas, enquanto a infiltração da água pode se misturar com o óleo do amortecedor. Isso reduz sua eficácia e vida útil dos componentes, reduzindo também as condições de direção e estabilidade ao dirigir. 

“Há também a ameaça de quebras provocadas por buracos, valetas e outros obstáculos que estiverem debaixo d’água, já que o motorista tem dificuldades de identificá-los, ao trafegar numa via alagada”, complementa.

A direção também é afetada, uma vez que a entrada de água nos compartimentos internos compromete o desempenho da caixa de direção, o que reduz o desempenho do controle direcional. 

Os freios também exigem atenção em caso de enchente, pois atuam em sintonia com os amortecedores e demais elementos do conjunto da suspensão. É um efeito cascata que compromete a eficiência das demais peças, que também apresentarão defeitos.

Após alagamentos, verifique a suspensão do seu veículo - Foto: Reprodução
Após alagamentos, verifique o seu veículo – Foto: Reprodução

Saiba como prevenir problemas no sistema de suspensão do seu carro.

Reparando uma suspensão afetada em uma enchente

Veículos atingidos por enchentes devem passar por uma avaliação para identificar avarias ou deformações. A princípio, uma inspeção visual em toda a estrutura da suspensão, verificando pontos de ferrugem nos componentes metálicos. 

Além disso, é preciso verificar a flexibilidade e possíveis folgas nas peças de borracha e o acúmulo de água e resíduos nos dispositivos articulados. 

“Havendo qualquer sinal de dano, é indicada a substituição do produto afetado, por um similar novo e de boa procedência. Isso se faz necessário porque essas peças são consideradas itens de segurança e não podem ser reaproveitadas”, ressalta.

Por fim, um alerta: em casos de enchentes, evite trafegar pelas áreas afetadas e aguarde que os alagamentos diminuam para seguir viagem. Além de preservar a integridade do veículo, essa atitude também vai garantir a segurança dos ocupantes.

 

Robson QuirinoSou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.
ASSISTA AGORA
Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Veja mais ›
Fechar