Sai do Papel: O Túnel imerso de São Paulo vai reduzir a travessia de uma hora para um minuto

O Túnel Imerso Santos–Guarujá, obra inédita de R$ 6,8 bilhões, reduzirá a travessia entre Santos e Guarujá de 1h para 1 minuto. Saiba tudo sobre a PPP, a tecnologia "imersa" e o impacto logístico e social na Baixada Santista.

Um dos projetos de infraestrutura mais ambiciosos do Brasil está finalmente se tornando realidade. O Túnel Imerso Santos–Guarujá, no litoral de São Paulo, promete revolucionar a mobilidade da Baixada Santista, transformando uma travessia de cerca de uma hora (hoje realizada por balsas com longas filas) em apenas um minuto.

Túnel imerso de São Paulo vai reduzir a travessia de uma hora para um minuto

Com 1,5 quilômetro de extensão, a obra é inédita no país e será executada por meio de uma Parceria Público-Privada (PPP). O investimento totaliza R$ 6,8 bilhões, sendo a maior parte (R$ 5,1 bilhões) proveniente de recursos públicos do Governo Federal e do Estado de São Paulo.

O restante, R$ 1,78 bilhão, será aportado pela concessionária vencedora, a Mota-Engil Latam Portugal, que será responsável pela construção e operação do túnel pelos próximos 30 anos.

A licitação, realizada em 5 de setembro na B3, encerrou uma espera de quase 100 anos de promessas e projetos frustrados. O túnel passará sob o canal do Porto de Santos — o maior da América Latina — conectando as regiões de Outeirinhos e Macuco, em Santos, ao distrito de Vicente de Carvalho, em Guarujá.

Túnel imerso de São Paulo vai reduzir a travessia de uma hora para um minuto - Foto: Divulgação
Túnel imerso de São Paulo vai reduzir a travessia de uma hora para um minuto – Foto: Freepik

O segredo do “Túnel Imerso”

A estrutura será do tipo “imerso”, um modelo comum em países como Dinamarca, Japão e China, mas nunca antes implementado no Brasil. O método construtivo consiste em fabricar grandes módulos de concreto em terra, que são subsequentemente afundados e interligados sob a água. Isso garante uma travessia seca, segura e direta entre as margens.

A previsão é que a construção tenha duração de cinco anos. A obra será monitorada de perto pela Autoridade Portuária de Santos (APS) e por um Comitê Regional Permanente de Monitoramento de Impactos Ambientais, garantindo a fiscalização das etapas e a mitigação de possíveis impactos no entorno.

O Impacto para a Baixada Santista

A inauguração do túnel não trará apenas um alívio drástico no tempo de deslocamento. O projeto é visto como um motor de desenvolvimento regional, capaz de:

  • Fortalecer a logística do porto de Santos.

  • Estimular o turismo na região.

  • Gerar milhares de empregos diretos e indiretos durante a fase de obras.

O túnel também prevê melhorias na integração urbana e ações de desenvolvimento socioeconômico local, fruto da cooperação entre a concessionária, a APS e as prefeituras. Como destacou o presidente da APS, Anderson Pomini, o projeto transforma o “sonho de 100 anos da Baixada Santista” em realidade.

Uma espera de 100 anos finalmente chega ao fim! Você mora ou visita a Baixada Santista? Conte para a gente como o Túnel Imerso Santos–Guarujá vai mudar a sua rotina! Comente abaixo!

Leia aqui: Nem debaixo d’água você fica livre: túnel submerso terá cobrança de pedágio

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Robson Quirino
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Robson Quirino

Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.