Ruídos no volante: saiba aonde pode estar o problema do seu carro

Ruídos no volante do carro são um sinal de que há algo errado, que precisa ser consertado. Veja o que fazer quando os barulhos aparecem.

Qualquer barulho que apareça de forma repentina no carro requer atenção. Se o seu veículo começou a emitir ruídos vindos da parte frontal, que só ocorrem quando você esterça a direção, saiba que há algo de errado que precisa ser consertado.

O conjunto de direção não funciona de forma individual no carro – sempre trabalha em conjunto com os sistemas de suspensão e de freios. Por isso, normalmente, quando se tem um barulho vindo do volante, a causa pode estar ligada a esses sistemas ou ao de tração.

Com a ajuda dos especialistas do InstaCarro, plataforma startup que conecta interessados em vender veículos com lojistas de todo Brasil, trazemos a seguir as causas mais comuns.

Veja quais podem ser as causas dos ruídos no volante do carro

Reparo do coxim (Foto: Reprodução internet)

Uma das causas mais comuns para barulho no carro é defeito no rolamento do coxim do amortecedor. Essa peça se encontra nas torres dos batentes hidráulicos na parte interna do coxim, que por sua vez fica entre a parte externa e interna da caixa de roda. O sistema todo fica dentro do cofre do motor, por isso o barulho advindo da frente do carro.

Acontece que às vezes esse rolamento trava, fazendo com que a mola existente corra para fora de sua posição inicial. Com isso, o sistema começa a emitir um barulho toda vez que o condutor esterça a direção. Além do rolamento do coxim do amortecedor, o rolamento da torre também pode causar ruídos.

Para evitar problemas com esses itens, é necessário evitar virar o volante até o fim do curso por períodos maiores do que o necessário, como em manobras.

Junta homocinética

Defeito na junta homocinética gera estalos metálicos (Foto: Divulgação)

Além desse ruído, há outro que preocupa ainda mais os motoristas: um estalo metálico. Com um som que parece que algo está se quebrando, o problema vem da junta homocinética. Esse componente é responsável pelo movimento da força gerada pelo propulsor e enviada para a transmissão, que por sua vez manda para as rodas, via diferencial.

A junta homocinética faz com que o semieixo e a roda possam movimentar-se em ângulos diferentes, podendo dessa forma o carro se deslocar de forma livre para os lados e de cima para baixo.

Normalmente esse item sofre problemas causados pelo contato com a água, lama ou poeira. E é justamente por essa razão que a junta é acompanhada de um guarda-pó ou coifa. Quando está com avaria, a junta homocinética causa um ruído muito forte e preocupante.

Nível baixo do fluido gera ruídos no volante

Reservatório do fluido da direção hidráulica (Foto: Divulgação)

Em carros com direção hidráulica, é comum surgir um barulho agudo e contínuo, além de uma vibração no volante, sempre que o motorista esterça. Quando isso acontece, o nível do fluido do sistema de direção que deve estar baixo. Para evitar esse problema, sempre complete o lubrificante do sistema de direção no nível indicado no manual do proprietário.

Alguns motoristas alegam que, mesmo completando, o carro continua avisando que o nível está abaixo do recomendado. Isso pode ocorrer por causa de um vazamento. Nessas situações procure um mecânico de confiança.

É importante lembrar que a manutenção preventiva, principalmente para carros com direção hidráulica, é essencial. Além de completar o líquido, fique de olho no prazo para a troca do fluido do sistema.

Escrito por

Paulo Silveira Lima

Jornalista com 20 anos de experiência profissional como repórter nas principais redações de jornais do Brasil, como Gazeta Mercantil, Folha SP, Estadão e Jornal do Brasil e em cargos de coordenação, edição e direção. Formado em Jornalismo pela Caśper Líbero.

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