Ruídos no volante: saiba aonde pode estar o problema do seu carro

Qualquer barulho que apareça de forma repentina no carro requer atenção. Se o seu veículo começou a emitir ruídos vindos da parte frontal, que só ocorrem quando você esterça a direção, saiba que há algo de errado que precisa ser consertado.

O conjunto de direção não funciona de forma individual no carro – sempre trabalha em conjunto com os sistemas de suspensão e de freios. Por isso, normalmente, quando se tem um barulho vindo do volante, a causa pode estar ligada a esses sistemas ou ao de tração.

Com a ajuda dos especialistas do InstaCarro, plataforma startup que conecta interessados em vender veículos com lojistas de todo Brasil, trazemos a seguir as causas mais comuns.

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Veja quais podem ser as causas dos ruídos no volante do carro

Reparo do coxim (Foto: Reprodução internet)

Uma das causas mais comuns para barulho no carro é defeito no rolamento do coxim do amortecedor. Essa peça se encontra nas torres dos batentes hidráulicos na parte interna do coxim, que por sua vez fica entre a parte externa e interna da caixa de roda. O sistema todo fica dentro do cofre do motor, por isso o barulho advindo da frente do carro.

Acontece que às vezes esse rolamento trava, fazendo com que a mola existente corra para fora de sua posição inicial. Com isso, o sistema começa a emitir um barulho toda vez que o condutor esterça a direção. Além do rolamento do coxim do amortecedor, o rolamento da torre também pode causar ruídos.

Para evitar problemas com esses itens, é necessário evitar virar o volante até o fim do curso por períodos maiores do que o necessário, como em manobras.

Junta homocinética

Defeito na junta homocinética gera estalos metálicos (Foto: Divulgação)

Além desse ruído, há outro que preocupa ainda mais os motoristas: um estalo metálico. Com um som que parece que algo está se quebrando, o problema vem da junta homocinética. Esse componente é responsável pelo movimento da força gerada pelo propulsor e enviada para a transmissão, que por sua vez manda para as rodas, via diferencial.

A junta homocinética faz com que o semieixo e a roda possam movimentar-se em ângulos diferentes, podendo dessa forma o carro se deslocar de forma livre para os lados e de cima para baixo.

Normalmente esse item sofre problemas causados pelo contato com a água, lama ou poeira. E é justamente por essa razão que a junta é acompanhada de um guarda-pó ou coifa. Quando está com avaria, a junta homocinética causa um ruído muito forte e preocupante.

Nível baixo do fluido gera ruídos no volante

Reservatório do fluido da direção hidráulica (Foto: Divulgação)

Em carros com direção hidráulica, é comum surgir um barulho agudo e contínuo, além de uma vibração no volante, sempre que o motorista esterça. Quando isso acontece, o nível do fluido do sistema de direção que deve estar baixo. Para evitar esse problema, sempre complete o lubrificante do sistema de direção no nível indicado no manual do proprietário.

Alguns motoristas alegam que, mesmo completando, o carro continua avisando que o nível está abaixo do recomendado. Isso pode ocorrer por causa de um vazamento. Nessas situações procure um mecânico de confiança.

É importante lembrar que a manutenção preventiva, principalmente para carros com direção hidráulica, é essencial. Além de completar o líquido, fique de olho no prazo para a troca do fluido do sistema.

Paulo Silveira LimaJornalista com 20 anos de experiência profissional como repórter nas principais redações de jornais do Brasil, como Gazeta Mercantil, Folha SP, Estadão e Jornal do Brasil e em cargos de coordenação, edição e direção. Formado em Jornalismo pela Caśper Líbero.
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