Roubo e furto de motos tem crescimento assustador! Veja as mais requisitadas
Quem conhece São Paulo sabe da criminalidade envolvendo roubo e furto de motos. Confira os modelos que mais são alvos dos bandidos.
Quem conhece São Paulo sabe que o estado paulista conta com altos índices de criminalidade envolvendo roubo e furto de motos. Confira os modelos que mais são alvos dos bandidos.
Roubo e furto de motos em SP
Os roubos e furtos de motos em São Paulo cresceram 56% na capital segundo levantamento da Secretaria de Segurança Pública (SSP-SP).
A pesquisa, validada pela empresa de monitoramento veicular Ituran, apontou ainda que na região metropolitana, o crescimento foi de 47,4% (de 14.222 para 20.957).
Modelos mais furtados ou roubados
Entre os principais alvos dos criminosos entre modelos de motos, destaque negativo para a Honda CG.
Este modelo nas versões 125, 150 e 160 representa 6% das ocorrências na capital paulista.
De 12.956 ocorrências registradas junto às autoridades, 4.769 foram de modelos Honda CG.
“Em 2022, a proporção de furto estava em 72,32% e, em 2023, já está em 78,26%, ou seja, os furtos para esse modelo aumentaram”, analisa Fernando Correia, coordenador de operações da Ituran.
Regiões mais violentas
Entre as localizações que mais apresentaram registros de violência para modelos como a Honda CG, estão: Capão Redondo, Lapa e Vila Mariana.
O Capão Redondo, na zona sul de São Paulo teve aumento de 55% de casos, enquanto a Lapa, na zona oeste, registrou alta de 16%.
Já a Vila Mariana, também na zona sul, antes fora até mesmo das áreas mais acometidas por casos de criminalidade, passou a ser a terceira área com mais incidência de roubos e furtos.
Em 2022, no lugar da Vila Mariana, estava a região de Santo Amaro, na zona sul, como uma das três com mais casos de violência.
As avenidas com grande volume de casos são Avenida dos Bandeirantes, Via dos Imigrantes e Avenida das Nações Unidas.
Segundo o levantamento, os dias da semana preferido pelos bandidos são quinta, quarta e sexta, respectivamente.
Já os períodos do dia mais perigosos são noite, tarde e manhã, respectivamente, nessa ordem.
Motos de alta cilindrada
De acordo com dados da Secretaria de Segurança Pública, houve aumento de 47% das ocorrências para os modelos acima de 500cc, com destaque para a Honda CB500.
Confira o top com modelos acima de 500 cilindradas:
- Honda CB500
- Honda CB600
- Triumph Tiger 900
- BMW R1200
- BMW R1250
- Yamaha Tmax
- Triumph Tiger 800
- Kawasaki Versys 650
- BMW F650
- BMW F800
Jornalista com maior experiência profissional no setor automotivo. Atualmente redator do Grupo Gridmidia com foco no portal Garagem360. Temas como: mobilidade, serviços e setor de caminhões estão entre as preferências.