Roubo e furto de motos: estudo revela dado alarmante para quem tem motocicleta

O roubo e furto de motos aumentaram mais de 80% nos últimos meses. Os dados preocupantes são da base de dados do Grupo Tracker

O roubo e furto de motos aumentaram mais de 80% nos últimos meses. Os dados preocupantes são da base de dados do Grupo Tracker, empresa brasileira de rastreamento e localização de veículos.

Números preocupantes sobre roubo e furto de motos

(Foto: Frrepik)

O roubo e furto de motocicletas cresceram 82,1%, nos quatro primeiros meses do ano, na comparação com o mesmo período do ano passado.

Os dados são da base de dados do Grupo Tracker, empresa de rastreamento e localização de veículos do país.

“Essa é uma tendência que vem desde o ano passado. Mas em 2023 o índice de eventos de moto ultrapassou automóveis e encostou em veículos pesados, na nossa base. E historicamente ficava bem atrás”, conta o coordenador do Comando de Operações da empresa, Vitor Correa.

Entre as justificativas para essa explosão de eventos está o comércio ilegal de peças.

“Com veículos cada vez mais caros, a falta de fiscalização desses locais e a falta de consciência da sociedade em exigir a nota fiscal na compra de uma peça usada contribuem para o crescimento constante deste mercado ilícito”, afirma Vitor.

A expansão de empresas do ramo e-commerce e aplicativos de entregas também afetam diretamente, uma vez que há maior exposição de veículos desta categoria nas ruas.

Os dias da semana com maior incidência de roubos e furtos são sextas (15,34%), sábados (14,77%) e domingos (21,02%).

Nestes dias, além da procura por motos de baixa cilindrada, os bandidos atacam os donos das motocicletas maiores, que saem para se divertir.

Tecnologia contra roubos e furtos

O Grupo Tracker traz uma dica essencial para inibir o roubo e furto de motos: o Tracker Moto.

A tecnologia de radiofrequência é imune a inibidores de sinais (jammers) e funciona mesmo em ambientes fechados, como túneis, garagens e galpões.

Além disso, ele possui bateria própria e, por isso, não interfere no circuito elétrico das motocicletas.

“O dispositivo é totalmente autônomo, blindado e resistente a altas temperaturas, trepidações, poeira e água. O acionamento é realizado de forma remota pelo Comando de Operações Tracker, após ser informado pelo dono do veículo sobre o delito, ou de maneira automática, caso o dispositivo detecte a presença de jammers”, destaca o diretor Comercial do Grupo Tracker, Rodrigo Abbud.

Atualmente, o Tracker Moto equipa todas as motocicletas zero quilômetro da BMW Motorrad no Brasil.

Escrito por

Alisson Wieder

Redator da Agência Grid Mídia - Garagem360 desde 2022. Experiência na área de Assessoria de Imprensa e sites esportivos.

wpDiscuz
Sair da versão mobile