Rodízio veicular é suspenso na cidade de São Paulo após greve dos metroviários

Por conta da greve dos metroviários, o rodízio veicular da capital paulista foi suspenso no dia de hoje; veja como fica.

Durante a manhã desta quinta-feira, a prefeitura de São Paulo anunciou através de comunicado oficial que o rodízio veicular da capital está suspenso por conta da greve dos metroviários.

Rodízio em São Paulo restringe circulação conforme dígito final da placa do veículo (Foto: Divulgação/Governo de São Paulo)

Rodízio é suspenso após greve dos metroviários

Desde ontem, 22, os metroviários da capital paulista discutiam uma possível greve. Porém, somente hoje no período da manhã, a prefeitura de São Paulo decidiu suspender o rodízio veicular.

A informação foi divulgada através de nota oficial, por meio da Secretaria de Mobilidade e Trânsito e da Companhia de Engenharia de Tráfego.

No entanto, é importante ressaltar que continuam valendo normalmente o rodízio de placas para veículos pesados (caminhões) e as demais restrições: Zona de Máxima Restrição à Circulação de Caminhões (ZMRC) e a Zona de Máxima Restrição ao Fretamento (ZMRF); a Zona Azul e as proibições de circulação de veículos nas faixas e corredores de ônibus.

A Engenharia de Tráfego da CET mantém monitoramento constante em ruas e avenidas da cidade, visando manter as condições de fluidez das vias.

De acordo com o Sindicato dos Metroviários, o motivo da greve está relacionado com o pagamento de direitos trabalhistas, bem como o fim das terceirizações, além da abertura de concurso público para o desempenho das funções.

As vias liberadas nesta quinta-feira (23)

O rodízio de veículos em São Paulo restringe a circulação de automóveis entre segunda e sexta-feira, em dois períodos diferentes, conforme o dígito final da placa.

Na parte da manhã, os veículos não podem circular das 7h00 às 10h00. Já no período entre o fim da tarde e começo da noite, a restrição é válida das 17h00 às 20h00.

Nestes horários, a circulação é proibida na região do centro expandido, que inclui toda a área que abrange o minianel viário das Marginais Tietê e Pinheiros, avenidas dos Bandeirantes e Afonso D´Escragnolle Taunay, Complexo Viário Maria Maluf, avenidas Tancredo Neves e Juntas Provisórias, Viaduto Grande São Paulo e avenidas Professor Luís Inácio de Anhaia Melo e Salim Farah Maluf.

Porém, na data de hoje, todas elas estão liberadas para qualquer final de placa. Em cenários normais, durante a quinta-feira, carros com final de placa 7 e 8 estão impedidos de circular nas regiões citadas.

É rodízio e circulou onde não devia?

O condutor que não respeitar as regras do rodízio municipal de veículos pode receber multa no valor de R$ 130,16 e quatro pontos na Carteira Nacional de Habilitação, tendo em vista que trata-se de uma infração de nível médio.

Mapa da área de abrangência do rodízio de veículos em São Paulo (Foto: Divulgação/CET-SP)

Escrito por

Nicole Santana

Jornalista e especialista em comunicação empresarial, com bagagem de mais de três anos atuando ativamente no setor automotivo e premiada em 2016 por melhor reportagem jornalística através do concurso da Auto Informe. Atualmente dedica-se à redação do portal Garagem 360, produzindo notícias, testes e conteúdo multimídia sobre o universo automobilístico.

wpDiscuz
Sair da versão mobile