Rodízio suspenso: São Paulo tem último dia útil sem restrições para carros

O rodízio segue suspenso em São Paulo até esta sexta-feira, 6 de janeiro de 2023; veja regras e saiba como funcionam as restrições

Esta sexta-feira (6) é o último dia útil com o Rodízio suspenso em São Paulo durante o período de férias escolares de verão. A partir da próxima segunda-feira (9), as restrições já irão retornar ao esquema normal. Veja a seguir como ficam as regras do Rodízio de veículos de São Paulo em 2023.

São Paulo tem último dia de Rodízio suspenso e circulação liberada

Restrições do Rodízio são definidas conforme o final da placa do veículo e o dia da semana (Foto: Rovena Rosa/ABr)

O Rodízio de veículos segue suspenso em São Paulo somente até esta sexta-feira, 6 de janeiro de 2023. Neste período de férias, a Prefeitura da Capital liberou apenas 10 dias úteis de circulação para automóveis – metade do período de Rodízio suspenso no ano anterior. 

Todos os veículos leves estão autorizados a circular sem restrições desde o último dia 26 de dezembro de 2022. A partir de segunda-feira, dia 9 de janeiro de 2023, o rodízio municipal de veículos volta a vigorar em São Paulo, conforme as regras habituais.

Veja nosso GUIA completo sobre o IPVA SP 2023

Apesar de o rodízio para automóveis estar liberado desde o fim de dezembro, o rodízio de placas para veículos pesados (caminhões) e as demais restrições, como a Zona de Máxima Restrição à Circulação de Caminhões (ZMRC) e a Zona de Máxima Restrição ao Fretamento (ZMRF), nãos foram suspenso e seguem valendo normalmente.

Valor da multa para quem não respeitar o rodízio de veículos é de R$ 130,16 (Foto: Arquivo/Pixabay)

Confira as regras e horários do Rodízio em São Paulo

Conhecido oficialmente como Operação Horário de Pico, o Rodízio municipal de veículos restringe a circulação no Centro Expandido de São Paulo nos períodos da manhã, das 7h às 10h, e da tarde/início da noite, das 17h às 20h, conforme o dígito final da placa do automóvel – motos não entram no esquema de restrição.

Aos finais de semana e feriados, não há restrições para circulação de carros. A definição das placas com circulação restrita durante o rodízio de veículos segue o seguinte esquema:

  • Segunda-feira: placas com finais 1 e 2;
  • Terça-feira: placas com finais 3 e 4;
  • Quarta-feira: placas com finais 5 e 6;
  • Quinta-feira: placas com finais 7 e 8;
  • Sexta-feira: placas com finais 9 e 0.

Durante os horários de vigência do Rodízio em SP, os carros ficam impedidos de circular nas vias que delimitam o chamado Minianel Viário, formado pelas marginais Tietê e Pinheiros, avenidas dos Bandeirantes e Afonso D’Escragnolle Taunay, Complexo Viário Maria Maluf, avenidas Tancredo Neves e Juntas Provisórias, viaduto Grande São Paulo e avenidas Professor Luís Inácio de Anhaia Melo e Salim Farah Maluf.

A multa para o motorista que descumpre as regras do rodízio de veículos em São Paulo é de R$ 130,16, além da adição de 4 pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

Escrito por

Gustavo de Sá

Graduado em Jornalismo e pós-graduado em Comunicação Organizacional e Relações Públicas, possui 10 anos de experiência na cobertura jornalística do setor automotivo, com passagens por revistas e sites especializados em automóveis. Apaixonado por carros, é responsável por definir estratégias e garantir a ética e independência das notícias veiculadas no Garagem360.

wpDiscuz
Sair da versão mobile