Feriados, sejam eles municipais, estaduais ou nacionais, costumam alterar as regras do rodízio de veículos em São Paulo. Nesta quarta-feira (25), data em que é celebrado o aniversário de 469 anos da cidade de São Paulo, o esquema tradicional de restrições terá mudanças. Veja a seguir como fica o rodízio neste feriado.
Veja como fica o rodízio de veículos no aniversário de São Paulo
Após a tradicional suspensão durante o período de festas, o rodízio de veículos voltou a vigorar normalmente em São Paulo no último dia 9 de janeiro. Agora, no feriado de aniversário de São Paulo, comemorado em 25 de janeiro (quarta-feira), o rodízio terá nova suspensão temporária.
De acordo com informações da Secretaria Municipal de Mobilidade e Trânsito (SMT) e da Companhia de Engenharia de Tráfego de São Paulo (CET-SP), o rodízio estará suspenso no dia 25 de janeiro de 2023, tanto para automóveis, como para caminhões. Com isso, veículos com quaisquer finais de placa poderão rodar sem risco de cometer infrações e multas.
VEJA TAMBÉM
Por conta do feriado de aniversário de São Paulo, também estarão liberadas na quarta-feira as demais restrições existentes na cidade, como a Zona Máxima de Restrição à Circulação de Caminhões (ZMRC) e a Zona Máxima de Restrição aos Fretados (ZMRF).
Já o serviço de estacionamento rotativo pago nas ruas, a Zona Azul, irá operar conforme sinalização existente, com horários de ativação descritos nas placas. Vale lembrar que a tarifa da Zona Azul está mais cara em São Paulo desde a última sexta-feira (20).
Como também ocorre aos feriados e domingos, o trânsito de automóveis e motocicletas pelas faixas exclusivas de ônibus estará liberado no dia 25 de janeiro, segundo a CET-SP. Para os ciclistas, a ciclofaixas de lazer serão montadas e irão funcionar das 7h às 16h da quarta-feira.
Regras do rodízio em SP
O rodízio de veículos em São Paulo restringe a circulação de automóveis entre segunda e sexta-feira, em dois períodos diferentes, conforme o dígito final da placa. Na parte da manhã, os veículos não podem circular das 7h00 às 10h00. Já no período entre o fim da tarde e começo da noite, a restrição é válida das 17h00 às 20h00.
Nestes horários, a circulação é proibida na região do centro expandido, que inclui toda a área que abrange o minianel viário das Marginais Tietê e Pinheiros, avenidas dos Bandeirantes e Afonso D´Escragnolle Taunay, Complexo Viário Maria Maluf, avenidas Tancredo Neves e Juntas Provisórias, Viaduto Grande São Paulo e avenidas Professor Luís Inácio de Anhaia Melo e Salim Farah Maluf.
A cada dia da semana, de acordo com o final da placa, o condutor deve obedecer o período do rodízio municipal, conforme o esquema abaixo:
- Segunda-feira: placas com final 1 e 2;
- Terça-feira: placas com final 3 e 4;
- Quarta-feira: placas com final 5 e 6;
- Quinta-feira: placas com final 7 e 8;
- Sexta-feira: placa com final 9 e 0.
O condutor que não respeitar as regras do rodízio municipal de veículos pode receber multa no valor de R$ 130,16 e quatro pontos na Carteira Nacional de Habilitação, tendo em vista que trata-se de uma infração de nível médio.