Rodízio de SP 2026: veja data oficial de retorno das multas e o calendário completo por placa
Rodízio SP volta dia 12 de janeiro. Confira horários, placas proibidas e evite multas de R$ 130 no Centro Expandido em 2026
O rodízio municipal de veículos em São Paulo será retomado após a pausa de fim de ano, exigindo atenção redobrada dos motoristas para evitar multas. A fiscalização retorna em seu horário tradicional no Centro Expandido, abrangendo veículos de todas as cidades que circulam na capital paulista.
Acompanhe o Garagem360 e saiba mais!
Quando o rodízio de carros volta a valer em SP em 2026?
Após a suspensão temporária iniciada em 22 de dezembro de 2025, o rodízio municipal volta a operar normalmente na segunda-feira, 12 de janeiro de 2026. A decisão da Prefeitura de São Paulo, baseada em dados da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), acompanha o fim do recesso administrativo e o aumento gradual do fluxo de veículos na cidade.
Os horários de restrição continuam os mesmos: das 7h às 10h e das 17h às 20h, de segunda a sexta-feira, exceto em feriados. Vale lembrar que a regra se aplica a todos os automóveis que circulam no Centro Expandido, independentemente de estarem registrados na capital ou em outros municípios.
Calendário do Rodízio SP por final de placa
Para evitar surpresas e pontos na carteira, confira qual dia da semana o seu veículo está proibido de circular nos horários de pico:
- Segunda-feira: Finais 1 e 2;
- Terça-feira: Finais 3 e 4;
- Quarta-feira: Finais 5 e 6;
- Quinta-feira: Finais 7 e 8;
- Sexta-feira: Finais 9 e 0.
Aos sábados, domingos e feriados, no entanto, a circulação para carros de passeio permanece liberada durante todo o dia.
Veja também 5 destinos incríveis com praia para chegar em menos de 2 horas saindo de São Paulo
O que acontece se não respeitar o rodízio de carros?
A fiscalização ocorre no chamado Centro Expandido, área delimitada pelo Minianel Viário. Estão incluídas vias importantes como as Marginais Tietê e Pinheiros, as avenidas Bandeirantes, Tancredo Neves, Salim Farah Maluf e o Complexo Viário Maria Maluf.
Transitar em locais e horários não permitidos é considerado uma infração média. O motorista flagrado estará sujeito a:
- Multa no valor de R$ 130,16;
- Acréscimo de quatro pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH).
Veículos pesados e restrições vigentes
É importante destacar que, embora o rodízio para carros de passeio tenha ficado suspenso entre o final de dezembro e o início de janeiro, as restrições para veículos pesados (caminhões) e as Zonas de Máxima Restrição à Circulação (ZMRC) e de Fretamento (ZMRF) continuaram em vigor normalmente durante todo o período.
Você costuma utilizar aplicativos de navegação para fugir das áreas de rodízio ou prefere ajustar seu horário de saída? Acredita que o rodízio no Centro Expandido ainda é a melhor solução para o trânsito de São Paulo? Deixe sua opinião nos comentários!
Formada em Administração de Empresas, Jornalismo e mestranda em Comunicação. Apaixonada por setor automobilístico, true crime e livros. Fiz da escrita e produção de conteúdo sua paixão e profissão.

