Rodízio de carros em SP retona nesta segunda (17); veja detalhes

O rodízio de carros em SP irá retornar nesta segunda-feira (17/01) para veículos com os finais de placa 1 e 2. Veja mais detalhes aqui!

Uma notícia importante para os motoristas paulistanos. O rodízio de carros em SP irá retornar nesta segunda-feira (17/01) para veículos com os finais de placa 1 e 2. A Prefeitura de São Paulo tinha suspendido esta restrição de veículos no fim do ano passado e agora ele volta a funcionar ao normal. No caso, estes motoristas não poderão rodar em certos trechos da cidade em duas faixas de horário.

Foto: Pixabay.com

Rodízio de carros em SP retorna nesta segunda; veja detalhes

A informação foi divulgada pela própria prefeitura, por meio da Secretária de Mobilidade e Trânsito (SMT). Assim como nos últimos anos, o Rodízio Municipal tinha sido suspenso no mês passado por conta das festas de final de ano (Natal e Ano Novo). Agora, as coisas voltam ao normal. Lembrando que estamos falando de uma medida que tem como objetivo melhorar as condições de trânsito na cidade.

Para isso, a prefeitura restringe o trânsito de veículos em algumas áreas da cidade. De acordo com o Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), os veículos não podem circular no Centro Expandido. Isso inclui todas as vias que delimitam o Mini Anel Viário. Este é formado pelas marginais Tietê e Pinheiro. Além das avenidas dos Bandeirantes, Afonso D’Esccragnole Taunay, Trancredo Neves, Juntas Provisórias, Professor Luís Inácio de Anhaia Melo e Salim Farah Maluf.

Foto: Deybson Malllony/Pexels.com

Sem falar do Completo Maria Maluf e do Viaduto Grande São Paulo. É importante também respeitar os horários. Durante os ródízio de carros em SP, os veículos (de acordo com o final da placa) não poderão rodar nas vias citadas acima das 7h às 10h e das 17 às 20h. Ele estará funcionando todos os dias úteis (exceto feriados). Veja abaixo a tabela de funcionamento do ródizio de carros em SP.

  • Segunda-feira: placas com finais 1 e 2
  • Terça-feira: placas com finais 3 e 4
  • Quarta-feira: placas com finais 5 e 6
  • Quinta-feira: placas com finais 7 e 8
  • Sexta-feira: placas com finais 9 e 0

Outras informações

Foto: C. Cagnin/Pexels.com

Os motoristas que residem na cidade de São Paulo devem se atentar a outros detalhes. A CET informa que o rodízio para caminhões continua normal. O mesmo acontece com outras restrições que estão em vigor, como a Zona Máxima de Restrição à Circulação de Caminhões (ZMRC) e a Zona Máxima de Restrição ao Fretamento (ZRMF). A Zona Azul (estacionamento) também não sofreu alterações.

Lembrando que o rodízio de carros em SP está valendo para os veículos que foram emplacados em outras cidades. E é bastante importante respeitar as regras de circulação impostas pela Prefeitura de São Paulo. Caso contrário, o motorista estará descumprindo uma regulamentação do Código Brasileiro de Trânsito Brasileiro. No caso, isso é considerada uma infração média. Caso o carro seja flagrado, o motorista terá que pagar uma multa de R$ 130,16 e leverá quatro pontos na carteira.

Isenção do rodízo de carros em SP

Foto: Pixabay.com

Vale ressaltar também que as regras do Rodízio Municipal de São Paulo não são válidas para algumas categorias. Segundo o decreto nº 58.584/18 de 21 de dezembro de 2018, alterado pelo decreto  de . de janeiro de 2019, Portaria SMT.DSV.GAB nº 33/19 e Portaria SMT.DSV.GAB nº 12/2021, veículos conduzidos por pessoas com deficiência, com doença crônica que comprometa a mobilidade ou que estejam em tratamento continuado debilitante de doença estão isentos do rodízido.

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Veículos conduzidos por pessoas com deficiência, mental, intelectual, visual e auditiva também entram nesta regra. Alguns veículos, como táxis, transporte escolar e serviço funerário, são excepcionados do rodízio também. Você pode conferir mais informações acessando o site da Prefeitura Municipal de São Paulo.

Com informações de Companhia de Engenharia de Tráfego (CET)

Escrito por

Pedro Giordan

Jornalista graduado pela Universidade Metodista de São Paulo em 2017. Redator do Garagem360 desde 2021, onde acumula desde então experiência e pesquisas sobre o setor automotivo. Anteriormente, trabalhou em redação jornalística, assessoria de imprensa, blog sobre futebol e site especializado em esportes.

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