Rodamos 800 km com a Chevrolet S10 2022: veja o que achamos
Rodamos cerca de 800 km com a Chevrolet S10 2022 Z71 para conhecer de perto todas as funcionalidades que a picape possui, confira!
Ela chegou recentemente ao mercado nacional. Muito esperada, a Chevrolet S10 2022 versão Z71 chega para integrar a linha de versões da picape da montadora. Mais quais os diferenciais do modelo? E será que vale o investimento de R$ 260,490? Confira!
A Chevrolet S10 2022 Z71 exala personalidade
No final de outubro, a Chevrolet lançou de forma oficial a versão Z71 na picape S10. Mais aventureira, o modelo se diferencia das demais versões por possuir importantes itens de série e claro, opção de personalização.
E recentemente, a equipe do Garagem 360 foi convidada a conhecer de perto o novo lançamento. Com ele conhecemos de algumas das belezas naturais do país, o Pantanal.
Os incrementos na S10 Z71 fazem com que o modelo ganhe ótimo apelo ao off-road. Entre eles está o acréscimo de santo-Antônio e os estribos em formato tubular, as molduras de proteção dos paralamas e os pneus “All-Terrain”, que trazem uma tecnologia especial para garantir melhor performance em pisos de baixa aderência.
Os estribos, além de servirem de degrau para facilitar o embarque à cabine, ajudam a proteger a parte inferior contra o impacto de determinados objetos durante o uso extremo. Já o santo-Antônio estendido permite mais pontos de fixação para diferentes tipos de carga. Para receber a grande peça metálica, a caçamba ganhou apoios adicionais.
Além disso, a Chevrolet S10 2022 versão Z71 também se diferencia pelo conjunto ótico com faróis de máscara negra contornados por LED, que ressaltam a esportividade ao mesmo tempo que agregam um ar mais tecnológico ao veículo.
A grade toda escura com o nome “Chevrolet” em relevo ressalta a força do conjunto. A cor preta aparece também no aplique central do para-choque, na capa dos retrovisores externos, nas rodas de alumínio aro 18 e até em acabamentos na parte traseira, incluindo os letreiros que identificam a configuração do veículo.
Na lateral da picape, outro diferencial são as molduras “flutuantes” nos paralamas, que parecem deixar o veículo mais largo e elevado em relação ao solo. Por fim, os adesivos contornando a base das portas e do compartimento de carga dão um toque particular.
Interior da Chevrolet S10 2022 Z71 condiz com a proposta do veículo
O interior recebeu acabamento em couro nos bancos, bem como em partes do volante. O console central recebe detalhes em black piano, assim como as portas que ainda contam com o emblema “Z71” da versão aventureira.
É importante ressaltar também que, os bancos do frontais, bem como o freio de estacionamento, funcionam de forma manual.
A central multimídia de 7” possui boa visibilidade mesmo em locais bem ensolarados. Na expedição que fizemos com o modelo, embaixo dos 35ºC que fazia no Pantanal sul-mato-grossense, a visibilidade não foi prejudicada.
O painel de instrumentos é analógico e possui apenas uma pequena tela que exibe informações extras. Como comodidade, o console possui duas entradas de tomadas 12V aos ocupantes. A entrada tipo USB fica escondia dentro do porta-objetos central.
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A comodidade do interior é reforçada graças aos itens de tecnologia e segurança que se fazem presentes no modelo, como a opção de conectividade do MyLink com Android Auto e Apple Car Play através de cabo, bem como a câmera de ré de alta definição e a direção com assistência elétrica inteligente, que compensa inclinação da via em longos percursos e reduz trepidações geradas por um eventual desbalanceamento das rodas.
Quesito segurança não fica para trás
Sobre a segurança, a S10 Z71 chega em configuração única e muito bem equipada. Destaque para os seis airbags, os vidros laterais com mecanismo de abertura e fechamento por meio da chave, freios ABS com sistema de distribuição de frenagem e controle eletrônico de estabilidade e de tração calibrados também para o uso fora-de-estrada.
Versão herda motor da High Country
O conjunto mecânico da S10 Z71 deixa evidente a proposta do off-road do modelo. O propulsor da S10 Z71 é o mesmo das versões mais sofisticadas, contando inclusive com o sistema CPA, que reduz os níveis de ruído e vibração.
O motor 2.8 Turbo Diesel de 200 cv de potência e 51 kgf,m de torque vem com as mesmas evoluções aplicadas recentemente à linha de produtos, como a turbina redimensionada e uma calibração de motor e câmbio que melhora a resposta da picape em arrancadas e ultrapassagens, tudo isso com excelente eficiência energética. A transmissão é automática de seis velocidades.
A programação eletrônica é igual ao da versão High Country, por isso a Z71 apresenta os mesmos números de performance no asfalto: 0 a 100 km/h em 10,1 segundos. Já a velocidade máxima é de 180 km/h.
Sobre as questões de consumo, de acordo com a montadora, a Chevrolet S10 Z71 faz 8,3 km/l na cidade e de 10,6 km/l na estrada. No entanto, em nosso tempo com a picape, foi constatado que ela fez 12,1 km/h em um misto cidade, estrada e trechos fora-de-estrada. É importante destacar também que em todo o momento ficamos com o ar-condicionado ligado, o que prejudica o consumo da picape.
O comportamento da S10 na estrada e em trechos off-road
Assim como as outras configurações da S10, a Z71 é igualmente equipada com chassi, suspensão e mecânica reforçadas. Isso significa que vários componentes foram projetados com materiais diferenciados em sua composição para suportar o uso severo que o consumidor costuma enfrentar aqui no país.
Na estrada, o modelo entrega facilmente velocidades altas sem dificuldades e em poucos segundos. Atingir 100 km/h no S10 Z71 dá a sensação de estar dirigindo a velocidades bem mais reduzidas. Além disso, mesmo com todo seu porte de picape média, o modelo não deixa na mão na hora de realizar uma ultrapassagem.
No entanto, é importante destacar que durante todo o período a caçamba estava vazia. Provavelmente quando não for esse o caso, as condições de dirigibilidade serão alteradas.
Já no fora de estrada, a picape também não deixa na mão. Com ela, passamos por muitos trechos de areia solta, barro, buracos profundos e estradas de pedregulhos. Porém, ao ativar a tração 4×4 no seletor eletrônico, o modelo desempenha bem a função de passar por esses terrenos sem dificuldades. O sistema, acionado por um botão no painel, é útil para reduzir escorregamentos em ladeira com piso de baixa aderência.
Como já mencionado, a picape conta com pneus todo terreno, que foram pensados para otimizar a aderência do veículo em todos os tipos de terreno, com foco especial para a terra. Os pneus da Z71 contam com ombros mais espessos e volumosos, escudos nas laterais para maior proteção e ainda são fabricados com uma composição de borracha mais resistente. Por isso cada pneu traz 320 gramas extra de material em relação ao modelo original do fornecedor.
Conclusão sobre a Chevrolet S10 Z71
A picape desempenha bem a função de ser um veículo de espírito aventureiro. Nos percursos difíceis, ela não passa insegurança ao condutor. Mesmo com proporções elevadas dignas de um picape média, o motorista sente o controle sobre o veículo em todo o momento.
Sobre o preço, mesmo equipados com itens interessantes, principalmente para quem busca por aventuras, ela está acima da média perante aos seus concorrentes.
Chevrolet S10 Z71 2022 | |
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Motor | 2.8 Turbodiesel |
Potência/Torque | 200 cv / 51 kgf,m |
Transmissão | AT 6 |
Suspensão | Dianteira: Braços sobrepostos, barra estabilizadora / Traseira: Eixo rígido |
Consumo | Cidade: 8,3 km/l e Estrada: 10,6 km/l |
Roda e Pneus | Liga Leve aro 16 / 18 polegadas / 245/70 R16 / 265/60 R18 |
Freios | Disco ventilado / Tambor |
Peso | 2048 Kg (em ordem de marcha) |
Dimensão | Comprimento: 5381 mm X Largura: 1870 mm X Altura: 1837 mm X Entre-eixos: 3096 mm |
Capacidade | 1570 l (porta-malas) / 76 l (tanque) |
Preço | R$ 260.490 |
Chevrolet S10 Z71 | |
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Conjunto mecânico | ★★★★☆ |
Espaço interno | ★★★★★ |
Tecnologia | ★★★☆☆ |
Conectividade | ★★★☆☆ |
Acabamento | ★★★☆☆ |
Impressões ao volante | ★★★★☆ |
Vale a pena comprar? | ★★★☆☆ |
Jornalista e especialista em comunicação empresarial, com bagagem de mais de três anos atuando ativamente no setor automotivo e premiada em 2016 por melhor reportagem jornalística através do concurso da Auto Informe. Atualmente dedica-se à redação do portal Garagem 360, produzindo notícias, testes e conteúdo multimídia sobre o universo automobilístico.