Robotaxi: carro autônomo da Hyundai ganha data para estrear nas ruas
O carro autônomo da Hyundai está em fase final de testes e será lançado ainda este ano nos Estados Unidos; conheça a tecnologia do modelo
O robotaxi é o carro autônomo da Hyundai baseado no Ioniq 5. O modelo está previsto para ser lançado oficialmente em breve nos Estados Unidos e é classificado com o nível 4 de condução autônoma, o que dispensa a necessidade do motorista para a locomoção do automóvel.
Conheça o Robotaxi, o carro autônomo da Hyundai
A Hyundai divulga novos passos nos avanços para o lançamento do robotaxi. Trata-se de um veículo classificado com nível 4 de condução autônoma, baseado no Hyundai Ioniq 5, modelo 100% elétrico da marca. O veículo está programado para ser lançado em Las Vegas, nos Estados Unidos, até o final deste ano.
O veículo será favorecido com todos os recursos de um carro autônomo de nível 4, como por exemplo, a dispensa de um motorista, uma vez que os mais de 30 sensores são capazes de reconhecer placas, semáforos, demais veículos, bem como pessoas e objetos na via.
A montadora divulgou de forma recente um novo vídeo que destaca todos esses recursos do carro autônomo em situações reais de congestionamento e como o veículo é capaz de superar os desafios através da coleta de dados em tempo real.
Conforme anunciado pela marca, os dados captados pelos sensores, que são capazes de ter uma visão 360º ao redor do veículo, são analisados por um sistema de computação, que resulta em uma navegação segura e confiável mesmo em um ambiente incomum.
Esses itens se juntarão aos sistemas já presentes no Hyundai Ioniq 5 “convencional” – sem sistema autônomo – que traz, na versão topo de linha, dois motores elétricos, que produzem 306 cv de potência combinada e 61,7 kgfm de torque. Com bateria de 72,6 kWh de capacidade, a autonomia do modelo é de até 480 km no padrão WLTP.
O robotaxi da Hyundai é desenvolvido em parceria com a Motional, uma joint venture líder em direção autônoma, e com a empresa Aptiv.
Veículo será lançado inicialmente como táxi
O primeiro local onde o veículo começará sua atuação será a cidade de Las Vegas. Considerada “a capital mundial do entretenimento”, a região é um ponto que atrai até 42,5 milhões de visitantes ao ano.
Como muitos visitantes dependem de táxis e serviços de carona durante sua estadia, o robotáxi baseado no Ioniq 5 poderá ser usado como um dos meios de transporte usado pelos turistas.
Jornalista e especialista em comunicação empresarial, com bagagem de mais de três anos atuando ativamente no setor automotivo e premiada em 2016 por melhor reportagem jornalística através do concurso da Auto Informe. Atualmente dedica-se à redação do portal Garagem 360, produzindo notícias, testes e conteúdo multimídia sobre o universo automobilístico.