Revisão na moto: veja 5 itens que sempre devem ser verificados
Para quem usa moto todos os dias, é importante estar de olho em alguns itens essenciais, que devem ser verificados de tempos em tempos.
Para quem usa moto todos os dias para trabalhar ou estudar, é fundamental estar de olho em alguns itens essenciais, que devem ser verificados de tempos em tempos.
É consenso que a revisão da motocicleta deve ser feita ao menos uma vez por ano ou a cada 10 mil quilômetros rodados – seja na estrada, seja na cidade.
Além disso, recomenda-se a revisão completa antes de qualquer viagem mais longa, especialmente se ela for mais antiga. Já modelos mais recentes, como a Yamaha MT 07 2023, a revisão anual já está mais do que suficiente.
Abaixo, separamos 5 itens que devem ser verificados para garantir a saúde perfeita da sua motocicleta!
Cheque o reservatório de água sempre que possível
Aproveite o momento em que você parou no posto para abastecer e verifique o nível da água da moto.
Infelizmente, muitos pilotos acabam se esquecendo desse detalhe no dia a dia. No entanto, não se esqueça que o nível da água deve estar sempre no nível indicado pela fabricante.
Outra recomendação é trocar o líquido do reservatório uma vez a cada dois meses.
Óleo do motor e filtro de óleo
As fabricantes determinam de maneira independente o prazo de validade tanto do óleo do motor, quanto do filtro de óleo.
Por isso, é importante que na hora da revisão, o óleo só seja completamente substituído quando atingir 3 mil quilômetros rodados. Nesse meio-tempo, busque completá-lo conforme a necessidade do veículo.
Muitos pilotos não sabem, mas o filtro de óleo é vital para a remoção de impurezas que garantem a lisura do motor. Na revisão de 10 mil km rodados, é muito provável que ele seja trocado.
Pneus fazem parte da revisão, sempre
Se você constatar que os pneus estão carecas, faça a substituição deles, em especial se for um período de muitas chuvas. Além disso, evite trafegar até que eles sejam efetivamente trocados.
Ao menos uma vez no mês faça a calibragem também, de acordo com o manual da sua moto.
Freios
Principal sistema da motocicleta no quesito segurança, que deve ser verificado regularmente. Confira também se está lubrificado e com o nível alto de fluidos (no caso de freios hidráulicos).
Por fim, as pastilhas precisam ser trocadas caso tenha 2 milímetros de espessura ou menos.
Sistema de iluminação
Durante a revisão, inspecione as luzes da lanterna, do farol, dos freios e do painel.
Lembre-se que além de você estar prezando por sua segurança e pela segurança do seu próximo, também estará evitando dores de cabeça com os órgãos de trânsito, haja visto que trafegar com o sistema de iluminação danificado é infração média sujeita à multa.
Assim, busque fazer uma revisão com um eletricista especializado em motocicletas.
Item extra: carburador
Você saberá quando o carburador estiver sujo quando a moto ‘afogar’ demais ou ter dificuldades na hora de dar a partida.
Por isso, recomenda-se fazer a limpeza dessa peça a cada 6 mil quilômetros rodados.
Esperamos que este artigo tenha sido útil e suficiente para te conscientizar acerca da importância de manter a revisão da sua motocicleta em dia.
Aproveitando a deixa, confira também os lançamentos de motos novas no mercado clicando aqui!