Revisão é fundamental antes da viagem de férias

Itens de segurança devem ser checados com atenção como forma de evitar multas e acidentes

Muitas famílias já estão preparando o roteiro dos passeios das férias de julho. No entanto, a mania dos brasileiros de deixar tudo para a última hora faz com que eles só venham a se preocupar com o carro na semana da viagem. Mas, antes de colocar o pé, ou melhor, o automóvel na estrada, é importantíssimo fazer uma revisão para que não ocorra nenhum problema durante o trajeto.

Mesmo que o veículo tenha passado pelas inspeções nos prazos recomendados pela fabricante, Leandro Vanni, engenheiro de serviços da DPaschoal, indica que especialmente os freios, os pneus e a embreagem devem ser olhados com cautela e, em caso de irregularidades, passem por reparos.

Antes de tirar o automóvel da garagem, o especialista diz que o primeiro passo é fazer a verificação do estado dos pneus dianteiros, traseiros e também do estepe, ação que pode ser realizada pelo próprio motorista. Os componentes não podem estar rachados e nem apresentar saliências ou calombos. Já as rodas não podem ter amassados ou trincas.

“Pneus carecas ficam mais suscetíveis a furos e avarias, além de apresentarem menor aderência ao solo em uma situação de frenagem brusca. Além disso, são facilmente percebidos pela polícia rodoviária se esteverem abaixo do TWI (indicador de desgaste padrão com 1,6 mm)”, relata Vanni.

Pneus, freios e suspensão devem ser checados antes de qualquer viagem | Foto: Divulgação

Para iniciar a viagem com segurança também é preciso cuidar do alinhamento, do balanceamento e da calibragem. Esta última deve ser feita com o carro carregado e com os pneus frios. O ideal é verificar no manual do proprietário qual a pressão ideal para quem vai rodar com o porta-malas cheio.

Vale salientar que, pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB), conduzir o veículo em mau estado de conservação, comprometendo a segurança, pode acarretar em uma infração grave, com multa de R$ 127,69 e cinco pontos na carteira de habilitação.

Quanto aos sistemas de freios e suspensão, todos os componentes têm de ser observados com cuidado como tubos flexíveis, mangueiras, pastilhas, discos, amortecedores e molas. Se apresentarem ruídos, desgaste ou qualquer outro problema, certamente será necessário fazer a substituição.

Equipamentos obrigatórios e documentação

Tiângulo de sinalização, macaco e chave de roda. É necessário que esses itens estejam sempre no carro e em boas condições de funcionamento. “A falta destas ferramentas pode transformar um pneu furado em um longo tempo de espera”, diz o engenheiro da DPaschoal. Além disso, é importante checar a validade do extintor de incêndio e, principalmente, se os cintos de segurança estão funcionando perfeitamente.

Segundo o CTB, conduzir o veículo sem qualquer um dos equipamentos obrigatórios gera multa de R$ 127,69, com cinco pontos na CNH. No caso do extintor, ele deve ser do tipo ABC, que é eficaz também no combate ao fogo que se propaga por materiais sólidos.

Ao finalizar a revisão, é hora de analisar os documentos que devem ser levados na carteira. O Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV) junto com a CNH do condutor precisam estar em dia, bem como os impostos pagos.  Se o veículo possuir seguro, é importante verificar a validade do serviço e, principalmente, se o destino escolhido pela família será coberto pela seguradora.

Onde fazer

Diversas empresas oferecem serviços de revisão de férias. Um exemplo é a Porto Seguro Auto. O pacote, válido até o dia 31 de julho e disponível tanto para clientes quanto não segurados, custa R$ 280 e pode ser pago em até 10 vezes no cartão de crédito Porto Seguro. Ele inclui alinhamento e balanceamento, troca de óleo, troca de filtro de óleo e higienização do ar condicionado.

A DPaschoal também faz a manutenção preventiva para os condutores que desejam viajar com tranquilidade. O valor do serviço parte de R$ 200. Nele constam troca de óleo e de filtros (ar, óleo e combustível), análise dos sistemas de rodagem, suspensão e direção e verificação de freios.

 

Escrito por

Talita Morais

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