Revisão do ar condicionado do carro no inverno é importante; saiba por que
Especialistas recomendam que o sistema de ar-condicionado do carro deva ser checado e revisado também no inverno. Saiba por quê
Especialistas recomendam que, ao menos uma vez por ano, o sistema de ar-condicionado do veículo deva ser checado e revisado. E qual é a melhor estação do ano para se fazer isso? Há quem prefira no verão, com uma certa razão, já que na estação mais quente do ano o aparelho é mais utilizado.
Porém, existe um inconveniente: é justamente no verão que as oficinas especializadas no serviço estão lotadas. Então, por que não fazer a revisão no inverno.
Antecipe-se a problemas revisando o sistema de ar condicionado no inverno
Em última análise, é uma questão de programação e preferência. Mas é fato que quando a temperatura cai a fila de espera nas oficinas especializadas em manutenção de ar-condicionado veicular também diminui.
Mas, além disso, manter o sistema sempre em dia traz a segurança de que ele sempre irá funcionar, independentemente da temperatura ambiente. Afinal, o uso do ar-condicionado não está apenas relacionado ao bem estar térmico. Nas grandes metrópoles rodar com os vidros abertos no trânsito pode ser um convite a mais para assaltantes.
Por questão de segurança, portanto, o uso do equipamento acaba sendo contínuo até mesmo quando o tempo não está quente. Outra motivação comum para se ligar o ar é o incômodo causado pelo vento em viagens rodoviárias. Essa situação também tem a ver com a economia de combustível.
Com o auxílio dos especialistas da Nakata Automotiva, tradicional fabricante de autopeças para o mercado de reposição, esclarecemos a seguir as questões relacionadas ao funcionamento do ar condicionado veicular e à sua manutenção.
Como o sistema funciona
O sistema de ar-condicionado automotivo é composto basicamente por quatro componentes básicos, retirando o calor de um ambiente e transportando para outro. O primeiro é o compressor, que transforma o movimento rotativo do motor em pressão e temperatura no fluido refrigerante. O fluido sai do compressor na forma de vapor quente e entra no condensador, uma das peças mais importantes do sistema.
No condensador ocorre a transformação do vapor em líquido. O fluido refrigerante sai vaporizado e quente do compressor e entra no condensador onde se transforma em liquido morno e ruma para filtro secador – que é um acessório que demanda trocas periódicas. Do filtro, parte para a válvula de expansão, onde o fluido refrigerante chega no estado líquido e morno, passa por um orifício onde perde pressão e temperatura, ficando apto a ir para o evaporador.
O fluido sai da válvula de expansão no estado liquido com temperatura muito baixa, por volta de 0°C, entra no evaporador onde recebe ar morno/quente de dentro do carro ou da rua. No evaporador, o fluido refrigerante absorve o calor e se transforma em vapor frio, que retorna para o compressor. O líquido frio que entra no evaporador é enviado para dentro do carro, com ajuda de um ventilador.
A importância da manutenção periódica
Tanto no verão quanto no inverno, o procedimento de manutenção do ar-condicionado é o mesmo. A inspeção deve ser iniciada por verificar se há vazamentos de fluido refrigerante, pois sem ele o sistema não funciona.
Deve-se também verificar se há acionamento do compressor e outras fontes que possam atrapalhar o funcionamento do sistema. Uma limpeza mal feita do sistema, que não remova por completo os resíduos de óleo, provoca uma contaminação do compressor, pois será criada uma camada de sujeira no local. Outro dano passível de acontecer é a quebra das placas, geralmente causada pela sucção e pela linha baixa de pressão.
A manutenção eficiente do sistema requer equipamentos adequados – como máquina recicladora, manômetro, bomba de vácuo, multímetro, termômetro e cilindro de nitrogênio.
Alguns dos problemas comuns são de fácil identificação. À medida que a quilometragem do veículo aumenta, é comum o desgaste das peças. No entanto, a manutenção preventiva adequada pode prolongar a vida do compressor.
Os especialistas recomendam sempre a utilização dos serviços de uma oficina especializada, com conhecimento técnico adequado e as ferramentas e equipamentos para a manutenção, recuperação, recarga, vácuo e limpeza do sistema.
O mecânico deve checar todos os componentes, como condensador, filtro secador ou acumulador, e válvula de expansão, além das mangueiras e anéis de vedação.
Jornalista com 20 anos de experiência profissional como repórter nas principais redações de jornais do Brasil, como Gazeta Mercantil, Folha SP, Estadão e Jornal do Brasil e em cargos de coordenação, edição e direção. Formado em Jornalismo pela Caśper Líbero.