Revisão de 100 mil km: lista de tudo que precisa entrar para o check-up

Atingir a marca de 100 mil km do seu carro é motivo de comemoração, mas também exige atenção especial. Você vai precisar fazer a revisão de 100 mil km.

Isso porque a essa altura, diversas peças já passaram por bastantes desgaste e precisam ser revisadas ou trocadas para garantir a segurança e o bom funcionamento do veículo.  Veja quais os itens a serem inspecionados. 

Veja o que verificar na revisão dos 100 mil km – Foto: Freepik

O que verificar na revisão de 100 mil km?

A revisão inclui a inspeção de:

Motor

O “coração” do carro merece toda a atenção do mecânico. No motor, ele irá verificar se há vazamentos no propulsor, folgas, o estado da correia, se há vazamentos e as condições de velas e cabos de ignição. 

Também é feita a troca do óleo e filtro de óleo, do líquido de arrefecimento, assim como a limpeza do sistema de arrefecimento. 

Sistema de freio

O sistema de freio precisa de atenção antes e depois dos 100 mil km. Será verificada a situação das pastilhas e discos de freio para avaliar se será necessária ou não a troca desses componentes. 

Mangueiras e tubulações são verificadas e o freio de mão é ajustado. 

Freios exigem maior atenção – Foto: Freepik

Leia também:

Componente esquecido por muitos na manutenção do sistema de frenagem desempenham papel mais que importante. 

Suspensão e direção

Na revisão, são verificados os amortecedores, assim como outros componentes da suspensão, como pastilhas, discos, cilindros, barra estabilizadora, buchas, coxins, pivô, etc. 

Sistema elétrico

O primeiro passo é avaliar o sistema de alimentação do veículo em busca de falhas elétricas no alternador e motor de partida, por exemplo. É verificado o estado da bateria e se componentes como luzes internas e externas apresentam algum problema. 

Limpadores de para-brisa e as borrachas também são analisados (e trocados se for necessário). 

Sistema de ar-condicionado

Por fim, mas não menos importante o ar-condicionado, que se não estiver em plenas condições pode trazer problemas respiratórios e até contribuir para o aumento no consumo de combustível. 

O especialista, nesse caso, avalia o sistema de refrigeração e a limpeza do filtro de cabine. Se for necessário, o filtro será substituído. 

O ar-condicionado não pode ser negligenciado – Foto:  Freepik

Por que a revisão dos 100 mil km é tão importante?

Ao longo dos anos, o carro é submetido a diversas condições, como variação de temperatura, terrenos diferentes e hábitos de condução. Tudo isso contribui para o desgaste natural de peças e sistemas. 

A revisão dos 100 mil km tem o objetivo de identificar e solucionar esses problemas antes que se transformem em panes mais graves e custosas ou ainda coloquem em risco a segurança dos ocupantes. 

Além disso, preserva a “saúde” do veículo, valorizando-o na hora de uma possível revenda.

 

Robson QuirinoSou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.
Fechar
Sair da versão mobile