Revisão da moto: qual é o prazo para trocar o óleo da motocicleta?

A revisão da moto inclui manter a boa lubrificação, o que garante maior vida útil ao motor. Mas, nem todos os motociclistas sabem, ao certo, qual é o prazo para trocar o óleo da motocicleta.

Assim, não faltam prazos “aleatórios” para a revisão da moto e a troca de óleo. Muito se escuta, por exemplo, trocar toda a semana, todos os meses, a cada 1 mil km rodados e por aí vai…

Afinal, qual é o prazo da troca de óleo na revisão da moto?

Em meio a tantas instruções, o motociclista parece, às vezes, se esquecer do mais indicado. Ou seja, consultar o fabricante da motocicleta para saber, de fato, o prazo da troca de óleo.

Por outro lado, não é raro que motociclistas se queixem de que as próprias concessionárias não sabem ao certo quando fazer esta revisão. E, frente a tantos lançamentos, acaba sendo um tanto difícil saber quais são os prazos de cada modelo, marca, versão.

Por exemplo, para o técnico da Yamaha, Alexandre Hernandes, cerca de 90% dos profissionais que fazem revisão em motocicletas trocam o óleo na metade do intervalo necessário. No caso, Hernandes acredita que tais profissionais, mesmo capacitados, ainda acreditam que quanto mais ocorrer a troca do óleo da motocicleta, mais o motor tende a durar.

Para o técnico da Yamaha, porém, esta ideia em relação à revisão da moto e troca do óleo é algo da década de 1980 – quando os óleos costumavam durar menos. No entanto, atualmente, a qualidade do óleo aumentou muito e o prazo para substituir, reduziu.

 

Foto: unsplash

 

Dicas: prazo para trocar o óleo da motocicleta

Como a revisão da moto em relação ao óleo depende de diversos fatores – conforme já abordamos anteriormente – confira dicas que indicam é preciso trocar o óleo da motocicleta.

Em motos de baixa cilindrada e de uso urbano recomenda-se trocar o óleo a cada 3 mil Km. Mas, com exceção da primeira troca, que deve ser providenciada com 1 mil Km.

Ainda sobre a troca de óleo, também é recomenda-se que o proprietário da motocicleta verifique o nível periodicamente, pois caso seja necessário, o óleo deverá ser completado com o mesmo tipo de lubrificante.

Além disso, indica-se fazer nova revisão da moto depois do prazo médio de validade do lubrificante, ou seja, seis meses. Portanto, mesmo que a motocicleta não atinja a quilometragem média, a troca do óleo não deve superar os seis meses.

 

Foto: unsplash

Revisão da moto, troca do óleo e a qualidade do óleo

Além do prazo para trocar o óleo, a qualidade do fluído é fundamental para uma boa revisão e para garantir vida longa ao motor. O óleo deve ser sempre aquele que o fabricante indica e recomenda.

De acordo com especialistas, óleos de qualidade e custo baixos tendem a ter misturas sintéticas. Como consequência, pode ocorrer a formação de uma película nos discos de embreagem, assim reduzindo o atrito. Portanto, não estão indicados para a troca de óleo de motocicletas.

Com informações da Yamaha

Erica Franco
Erica FrancoJornalista por formação com mais de 15 anos de experiência em redação geral e automobilística. Passagens pelo caderno "Máquina e Moto" do Jornal Agora São Paulo, Folha online, Jovem Pan, Uol, Mil Milhas, Revista Consumidor Moderno, Portal No Varejo, entre outros. Atualmente dedica-se a função de editora do portal Garagem360, apurando notícias do universo automotivo e garantindo o padrão de qualidade dos conteúdos veiculados.
ASSISTA AGORA
Veja mais ›
Fechar