Revelamos o que poucos sabem sobre a calibragem de pneus nas férias
Os cuidados como a calibragem de pneus são cruciais para uma boa viagem. Porém, nem todo mundo sabe desse detalhe.
Dezembro é o principal período de férias, utilizado por muita gente para viagens de carro. Nesse sentido, a manutenção dos veículos, assim como cuidados tal como a calibragem de pneus são cruciais. Porém, nem todo mundo sabe desses detalhes para esta prática.
Calibragem correta de pneus
Uma das etapas básicas de cuidados com os pneus do carro se dá com a calibragem deles e disso quase todo mundo sabe.
No entanto, o que muita gente não tem conhecimento é que os veículos pesados exigem um enchimento diferente para a garantia de segurança e economia na estrada.
Outra variante que torna necessária uma calibragem distinta é o transporte de cargas excessivas em um carro, seja ele menor ou de maior porte.
Vale lembrar que a pressão insuficiente dos pneus impede o contato total da banda de rodagem com a pista, exigindo mais de cada pneu.
“Nesse cenário, a distância de frenagem é maior, prejudicando inclusive o controle sobre a direção. Além disso, a baixa calibragem demandará que o motorista pise mais no acelerador para que o carro mantenha a mesma velocidade, o que aumenta o consumo de combustível”, pondera Rafael Astolfi, gerente sênior de serviços técnicos ao cliente da Continental Pneus.
Carros mais pesados, pressão maior
Se pararmos para pensar, é natural que um veículo mais pesado (seja por seu porte ou pela carga transportada) exija mais de seus itens, como os pneus.
Dessa forma, a pressão maior dos pneus precisam ser levadas em consideração na hora de calibrá-los.
Para não haver chance de errar, a calibragem correta dos pneus, de acordo com a carga interna do veículo precisa seguir a orientação do manual de fábrica do modelo.
Momento ideal para calibragem
O motorista que avalia a necessidade de calibragem dos pneus, precisa fazer isso preferencialmente com eles frios, isto é, antes de rodar.
Somente em casos emergenciais, é aceitável calibrar os pneus de acordo com condições mais acessíveis de locomoção.
Com exceção dessa situação, o ideal é fazer o ajuste da pressão após uma parada, de pelo menos 1 hora ou rodagem menor do que 3 km em velocidade reduzida.
Economia
Além de refletir maior segurança para os ocupantes do veículo, os pneus calibrados garantem maior economia por dois motivos.
O primeiro deles é pelo aumento da vida útil dos pneus, assim como pela redução no consumo de combustível, uma vez que a resistência ao rolamento é minimizada.
Como padrão, quando a pressão dos pneus está apenas 3,0 psi (ou libras) abaixo do indicado, o consumo de combustível tende a subir 2%.
Outros cuidados para quem não quer dor de cabeça durante uma viagem mais longa são as ações de alinhar e balancear o veículo, além de garantir que os pneus estejam sem bolhas e com os sulcos intactos.
Estepe
Outro item que participa do esquecimento de muita gente, mas faz uma falta danada quando necessário é o estepe.
Além de ser obrigatório por lei, o pneu reserva também precisa estar calibrado corretamente já que pode ‘’entrar em ação’’ a qualquer momento.
Jornalista com maior experiência profissional no setor automotivo. Atualmente redator do Grupo Gridmidia com foco no portal Garagem360. Temas como: mobilidade, serviços e setor de caminhões estão entre as preferências.