Revelamos o melhor horário para viajar de carro
Com o fim de ano se aproximando, as viagens também estão no radar. Assim, o Garagem360 te dará o melhor horário para viajar de carro.
Chegando ao fim da primeira quinzena de dezembro, se aproxima o período de festas de fim de ano, assim como das viagens que marcam essa época do ano. De olho nisso, o Garagem360 te dará o melhor horário para viajar de carro.
Melhor horário para viajar de carro
O que mais te incomoda ao sair de viagem em seu veículo, possivelmente com sua família? O trânsito é uma das respostas mais populares para essa pergunta e evitá-lo passa diretamente por escolher o melhor horário para viajar de carro.
A partir desse fator já se torna possível reduzir os períodos do dia em que são mais adequadas às saídas para viagens de forma saudável e relaxante.
Levando em conta que o dia possui 24 horas e em 8 delas, a maioria das pessoas estão descansando, sobram 16 horas para escolher o melhor momento diário para começar as férias de forma bem aproveitável.
Cedo ou tarde?
Sair para viagem cedo (até mesmo de madrugada) ou à noite? Essa é a principal decisão para quem pretende otimizar o lazer tão esperado desde o ínicio.
Apesar de parecer difícil para algumas pessoas, esta definição é mais fácil do que se imagina.
Isso porque quando falamos de família (sobretudo as grandes), organizar tudo antes de sair para passear não é das tarefas mais simples.
Sendo assim, mesmo que o dia e hora de saída tenha sido planejado com enorme antecedência, a probabilidade de aparecerem demandas emergenciais é grande.
Com isso, o melhor horário para viajar de carro certamente é às 19 horas, já que nesse momento do dia é possível organizar situações de última altura, assim como fugir do detestável trânsito que de cara deixa o passeio mais desconfortável.
Vale lembrar que no fim de ano, muita gente toma a mesma decisão de sair de viagem, assim fazer algo diferente dos demais pode (e vai) te ajudar a ter resultados diferentes, principalmente com relação à apreciação deste momento!
No entanto, se não puder partir às 19h, veja outros bons horários.
5h00
Essa possibilidade só é viável caso um dos fatores que atrapalham a viagem cedo seja contornado de forma cirúrgica e tudo corra perfeitamente bem.
Ainda mais quando se leva em conta família com crianças, essa não é uma tarefa simples, porém, também não é impossível.
Assim, caso tudo seja determinado no dia anterior, é só acordar e pegar a estrada (sem trânsito).
6h00
Essa opção de horário para saída podemos chamar de ‘’momento limite’’, já que um atraso qualquer pode jogar você no impiedoso trânsito, ainda mais nas grandes cidades.
Assim, às 6h da manhã é um horário que permite um pouco mais de tempo para descansar, porém, se a preguiça se fizer presente em alguma tarefa anterior à saída, como o café da manhã, por exemplo, sua viagem tem tudo para começar estressante.
20h00
Outro momento do dia que evitará o trânsito é às 20 horas, porém neste horário é preciso cuidado redobrado.
O principal alerta para esse período é a visibilidade reduzida que pode existir em algumas vias durante a viagem.
Assim, é preciso tomar cuidado em alguns trechos do passeio, sobretudo nas rodovias.
Do mesmo modo, é importante aproveitar o tempo maior em casa para descansar, já que viagem e cansaço não são uma combinação recomendável, mas perigosa.
Portanto, 20 horas é uma boa opção contanto que o motorista descanse durante o dia e saia disposto a viajar com tranquilidade e cautela.
Dicas para uma boa viagem
-
Realizar revisão veicular antes da partida
-
Planejar rota
-
Optar por paradas para descanso em viagens mais longas
-
Alternar condução com outro(a) motorista em viagens longas
-
Utilizar cinto de segurança (todos os ocupantes)
-
Organizar paradas para abastecimento
-
Não trafegar em condições adversas
-
Adotar direção defensiva
-
Evitar distrações com som alto ou conversas com intenso gestual
-
Não utilizar celular
Jornalista com maior experiência profissional no setor automotivo. Atualmente redator do Grupo Gridmidia com foco no portal Garagem360. Temas como: mobilidade, serviços e setor de caminhões estão entre as preferências.